As doenças auto-imunes designam um grupo de doenças em que o próprio sistema imunológico ataca o nosso organismo. Com isso, o sistema que é responsável pela defesa do corpo humano contra invasores como vírus e bactérias começa a combater células saudáveis e causa sintomas graves.
Ou seja, é como se o organismo deixasse de trabalhar como deveria e o corpo começa a apresentar os sintomas por causa disso. Geralmente, essas doenças acontecem com maior frequência em mulheres e ainda não é possível apontar um motivo causador dessas doenças, já que estudos ainda não comprovam essa questão.
Quais são as doenças auto-imunes?
As doenças autoimunes dividem-se em dois tipos diferentes: sistêmicas e síndromes locais. No primeiro caso, a atuação do sistema imune faz com que vários órgãos sejam afetados ou até mesmo todo o organismo sofre de alguma maneira direta ou indireta. Um exemplo é a Esclerose Lateral Amiotrófica que acontece quando o sistema imunológico leva o paciente à perda dos movimentos musculares.
Desse modo, dificuldade de comunicação entre o cérebro e corpo todo causa uma série de problemas que a ELA traz para as pessoas. Outro exemplo de doença auto-imune é a doença celíaca que acontece quando paciente ingere alimentos que contenham glúten em sua composição.
Outro tipo de doença autoimune é a artrite reumatóide, em que as cartilagens são atacadas pelo sistema imunológico. Essas síndromes caracterizam as doenças que estão ligadas a certas partes do corpo como, por exemplo, a tireoidite de Hashimoto, doença que leva à destruição das células da glândula.
Quais os sintomas das doenças autoimunes?
Os sintomas mais comuns entre as doenças autoimunes podem variar de acordo com cada variedade de doença que cada pessoa está passando. Além disso, o grau de avanço da doença, bem como a idade e o estilo de vida também influenciam muito nos sintomas apresentados pelas doenças autoimunes.
Entre os sintomas mais frequentes em todos os pacientes em qualquer grau da doença autoimune podemos citar o mal estar, o ganho excessivo e rápido de peso, as dores fortes e alguns outros sintomas que alguns pacientes relatam. Desse modo, é preciso procurar ajuda médica quando algum sintoma aparecer.
Como tratar as doenças autoimunes
Assim como os sintomas podem variar de acordo com os tipos e gravidades das doenças autoimunes, o tratamento também pode ser diferente. Desse modo, o tratamento pode envolver desde o uso de medicamentos receitados por médicos especializados.
O uso de drogas imunossupressoras que reduzem a ação do sistema imunológico e os especialistas indicam para o tratamento dessas doenças. Além disso, os pacientes que usam esses medicamentos têm o sistema mais enfraquecido e o corpo tende a sofrer mais com vírus e bactérias.
Além desses medicamentos, os médicos podem indicar outras drogas que não agem diretamente no sistema imunológico do paciente. No entanto, o melhor tratamento para as doenças autoimunes é o acompanhamento médico constante e a mudança para um estilo de vida mais saudável.