Falar sobre disruptores endócrinos é de fundamental importância para buscarmos formas de ter mais saúde. Os disruptores endócrinos estão presentes em nosso dia a dia e podem afetar a nossa saúde, mas principalmente das nossas crianças.
Os disruptores endócrinos são uma gama de substâncias químicas que interferem no sistema hormonal, alterando a forma natural de comunicação do sistema endócrino e causando distúrbios na vida selvagem e também na saúde do próprio ser humano
Isso porque são capazes de gerar desequilíbrios hormonais, pois interferem na síntese, no transporte, na secreção, no metabolismo e na eliminação de diferentes hormônios.
Quais são os disruptores endócrinos mais comuns?
- Bisfenol: encontrado em embalagens plásticas para armazenar alimentos, em bebidas e alimentos enlatados;
- Parabenos: encontrado principalmente em cosméticos, produtos de higiene e em alimentos processados;
- Ftalatos: presente em materiais de limpeza, produtos para bebês, brinquedos etc.
Cuidados importantes
- Evitar utilizar recipientes plásticos para manter e aquecer os alimentos, prefira os de vidro.
- Evitar ingerir bebidas (exemplo: água) em garrafas plásticas, especialmente se expostas ao sol.
- Não utilize maquiagens, produtos cosméticos, desodorantes de adultos em crianças.
- Sempre que possível, prefira alimentos sem agrotóxicos e orgânicos.
Estudos sobre disruptores endócrinos
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há indícios de que a exposição aos disruptores endócrinos ao longo do tempo aumentaram algumas doenças, como: câncer de mama, câncer de próstata, endometriose, infertilidade, diabetes; doenças autoimunes; cardiopulmonares; cerebrais e obesidade.
O que fazer?
Algumas medidas podem reduzir bastante a exposição aos desreguladores endócrinos. As populações mais vulneráveis são gestantes, bebês e crianças pequenas, e portanto, agir nessa época é uma oportunidade para evitar doenças no futuro. Evitar o contato com plástico já é meio caminho andado.
Já fique esperto também caso você esteja consumindo alimentos altamente industrializados. Nesse sentido, dê preferência aos alimentos in natura e que sejam da época. Além disso, desembale menos, descasque mais.
Gostou das informações? Então, deixe nos comentários se vocês vão mudar alguma coisa na rotina depois desse post.
Por fim, veja também: ginecologia endócrina: o que é isso?