O mercado financeiro possui diversas entrelinhas e existem títulos que são melhores que outros e que são tão fáceis quanto qualquer outro. É o caso das debêntures, que são de fácil entendimento, fácil acesso, mas ainda pouco explorado pelos investidores comuns do Brasil. Por isso, é sempre importante saber da existência desses ativos para fazer a melhor escolha nos seus investimentos.
Isso porque as debêntures competem com CDB, LCI, LCA, CRI e CRA nas modalidades de renda fixa. E assim como esses títulos, é possível começar com valores relativamente baixos e ter retornos acima de títulos públicos, por exemplo. Dessa forma, vamos explicar tudo sobre esses títulos e como você pode usá-los para ter um retorno acima da média do mercado a partir de hoje.
Afinal, o que são debêntures?
Assim como todos os títulos de renda fixa, as debêntures são formas de você emprestar dinheiro para grandes empresas. Contudo, elas têm um funcionamento diferente de outros títulos, principalmente por ter diversos tipos de debêntures, como falaremos mais adiante. Mas em suma, funciona da mesma maneira que CDB, por exemplo.
Com as debêntures, você empresta dinheiro para empresas custearem suas operações, pagarem suas dívidas ou, ainda, investirem em processos de expansão. Ao emitir o título ao mercado, a empresa informa seu balanços e para que usará o dinheiro. Por isso, antes de comprar, é importante ler ou, ainda, perguntar a um especialista sobre os motivos da captação de dinheiro. Em tese, é melhor emprestar para empresas que querem expandir. Isso porque empresas que emitem títulos para pagar dívidas estão, na verdade, fazendo novas dívidas.
Além disso, a finalidade das debêntures mexem com o risco. Quanto mais endividada a empresa, maior o risco. Com isso, maior será a taxa de retorno, que pode ser atrelada ao CDI, à inflação ou, ainda, prefixada. Além disso, o prazo vão de 2 a 10 anos e o valor não pode ser resgatado antes do vencimento.
Existem diversos tipos
Diferentemente dos outros títulos, onde há apenas um tipo de cada, nas debêntures existem diversas modalidades, o que é uma excelente vantagem. Dessa forma, você pode ter o valor do investimento retornado com juros, mas também pode ter o seu dinheiro de volta de outras formas.
O primeiro tipo de debênture são as simples, onde você investe e recebe o valor acrescido de juros após o vencimento. Por outro lado, existem debêntures conversíveis, que podem pagar você em ações da empresa. Com isso, você vira sócio da empresa, em vez de ter o valor acrescido de juros. Essa modalidade de pagamento é opcional. Ainda, existem as permutáveis, que podem pagar você em ações, mas de outras empresas. Por isso, você pode se tornar sócio de outra companhia que não a emissora do título. Por último, existem as debêntures incentivadas, usadas apenas para investir em infraestrutura. Esses papéis são isentos de imposto de renda, que compensa os rendimentos menores.
Dessa forma, debêntures são excelentes opções para você diversificar o seu capital em ativos de diferentes setores e empresas. Com elas, você pode ter retornos acima do mercado e ganhar da renda fixa tradicional.