Como o mercado de criptoativos está cada vez mais sendo assunto no mundo dos investimentos, você deve se perguntar o que são carteiras de criptomoedas e como utilizar, não é mesmo? Afinal, sempre que falam sobre essa classe de ativos, esse nome aparece. Confira todas as informações aqui no Brasil 123.
Voltadas para o armazenamento de criptomoedas e conhecidas como wallets, as carteiras de criptomoedas servem para guardar chaves para comprar e vender criptoativos.
Portanto, além de conferir acesso ao seu saldo, as carteiras de criptomoedas funcionam como um mercado de negociação de ativos em seus diversos segmentos.
Dotadas de chaves públicas e privadas, as primeiras são voltadas para que você possa enviar e receber ativos. Já a segunda é a senha usada para ter acesso aos valores reservados dentro das wallets.
Como funcionam as carteiras de criptomoedas
As carteiras de criptomoedas funcionam como um instrumento de acesso aos investimentos em ativos digitais. Portanto, ela é como um software usado para guardar, vender e receber os criptoativos.
Dessa forma, as pessoas fazem operações dentro delas que são armazenadas no blockchain, um sistema que contabilza e registra todas as movimentações que acontecem nesse mercado altamente volátil que tem ganhado mais popularidade a cada ano.
Ademais, as carteiras digitais são semelhantes às contas bancárias. Por isso, funcionam para que você possa controlar os seus investimentos de uma forma totalmente digital.
Entenda como funcionam as chaves da sua carteira de criptomoedas
Para saber como funcionam as chaves da carteira de criptomoedas podemos comparar com os bancos tradicionais, em que as pessoas precisam usar uma senha para ter acesso às contas dessas instituições por meio dos terminais eletrônicos.
No entanto, uma carteira de criptomoedas possui duas chaves. Sendo assim, a pública é como se fosse a agência e a conta de um banco comum e a privada é como a senha usada nos terminais eletrônicos, que são de uso pessoal.
Basicamente, podemos dizer que a chave privada é formada por 64 caracteres e números que funcionam como o segredo para acessar a carteira. Portanto, ao criar uma carteira digital, anote esses caracteres em algum lugar que somente você saiba e guarde com muita segurança, pois é fácil esquecer todos esses dígitos na hora de acessar a plataforma novamente.
Tipos de carteira de criptomoedas
As carteiras de criptomoedas funcionam de forma online e possibilitam mais praticidade para acessar a plataforma de investimentos em criptoativos. No entanto, muitos alegam insegurança por causa do possível ataque de hackers que pode acontecer.
Hoje em dia existem diversos tipos de carteira de criptomoedas como a bitcoin core, carteira oficial do sistema Bitcoin, a primeira criptomoeda do mercado de criptoativos.
Outra carteira de criptomoedas é a atomic wallet com capacidade para fornecer suporte para mais de 300 ativos. Além disso, possui uma interface que facilita o gerenciamento do seu portfólio. No entanto, possui cobranças dos usuários durante as transações.
Por fim, ainda temos a eléctron wallet, com funções para identificação de endereço e personalização de taxas de transação, além de fornecer criptografia de ponta. Portanto, basta pesquisar as melhores e começar a investir nesse mercado que não para de crescer.