Grandes gestores e investidores internacionais não negam que o momento é de febre em relação às criptomoedas. Isso porque fundos conhecidos já anunciaram que investem nesses ativos e, além disso, novos fundos de investimentos, especificamente para isso, estão surgindo no Brasil. E a grande maioria deles investe em altcoins, que têm maior potencial de valorização que as moedas mais famosas, como o bitcoin.
Por isso, se você procura se aventurar nesse mundo, pode ser uma excelente ideia saber o que são esses ativos e como você pode aproveitá-los para fazer dinheiro no longo prazo, se comprar a moeda certa.
Mas o que são altcoins?
O nome pode até parecer robusto e bonito, mas altcoins são todas as moedas digitais que não são o bitcoin. Simples assim. Grandes gestores utilizam o nome, dado que na hora de falar em criptomoedas, os investidores podem acreditar que se trata apenas da maior moeda digital do mundo. Contudo, atualmente existem diversas opções de altcoins no mercado.
Isso porque existem diversas outras moedas a serem negociadas pelos investidores. Com isso, você mesmo pode comprar qualquer ativo em corretoras que operem esses ativos menores. E exatamente por serem menores, as altcoins têm maior potencial de crescimento no longo prazo. Com isso, você, em tese, consegue multiplicar o seu dinheiro muito mais rápido, se comparar com alguém que investe apenas em bitcoin. Assim, investir nessas moedas menores seria como investir em empresas menores da bolsa, esperando que elas cresçam.
Contudo, ainda há muita dificuldade em levantar padrões de quais moedas tendem a crescer no longo prazo. Isso porque, mesmo que tenham fundamentos, esses ativos são descentralizados e complicados de serem analisados. Com isso, você precisa ter cuidado redobrado nessas horas.
Como escolher as melhores?
Não existe ao certo o melhor jeito de investir em altcoins. Contudo, especialistas são unânimes em afirmar que o investidor deve sempre diversificar o patrimônio em diferentes moedas. Isso porque, pelo fato de terem maior risco, a diversificação é uma forma de você diminuir o risco de perder tudo, além de aumentar as suas chances de fazer a escolha certa.
Com isso, se você comprar 20 altcoins, existe uma chance infinitamente maior de você acertar a moeda do momento, comparando com uma carteira com apenas uma altcoin. Por isso, quando você decidir escolher a suas moedas, busque sempre comprar mais de uma. Além disso, também existem escritórios e empresas especializadas em criptomoedas que vendem relatórios. Com isso, você pode começar seguindo essa estratégia, até que consiga se acostumar a fazer análises desses produtos.
Ainda, existem altcoins famosas, mas que são pequenas. É o caso de Solana, DogeCoin e Cardano, que são moedas digitais, com fundamentos, mas que não atingiram um alto potencial de capitalização. Com isso, a maioria dos investidores dessa área conhecem os nomes, mas mesmo assim não chegam a aportar na moeda.
Contudo, vale lembrar que as altcoins são investimentos de altíssimo risco. Com isso, você pode ganhar muito dinheiro nesses ativos, mas também nada impede que você perca tudo do dia para a noite. Por isso, especialistas falam que você não deve investir mais de 10% do seu dinheiro nesses produtos.