Se você não sabe o que são ações preferenciais, tenha em mente que a palavra preferência é a chave para entender essa classe de ativos. Afinal, as ações preferenciais, negociadas em bolsa de valores e marcada pela sigla PN, confere ao investidor a prioridade no momento de distribuir os dividendos. Confira aqui no Brasil 123.
Enquanto isso, as ações ordinárias conferem o direito ao voto em assembleias de acionistas nas companhias, as ações preferenciais tem como foco principal a distribuição de dividendos para os investidores. Ou seja, a parcela dos lucros das empresas que é entregue para os acionistas a cada prazo estabelecido por esses investidores.
Falaremos mais abaixo sobre o que são ações preferenciais e veremos se esse investimento é para você. Portanto, acompanhe a matéria até o final.
Saiba mais sobre o que são ações preferenciais
Caracterizadas pelo número 4, as ações preferenciais são voltadas para as pessoas que buscam saber o momento exato e a proporção do pagamento de dividendos para os acionistas de uma classe de ativos.
No entanto, antes de comprar esses ativos, entenda melhor que elas também dão direito ao voto em assembleias para os acionistas que adquirem essa classe de ativos. Portanto, a responsabilidade obtida ao adquirir essas ações também aumenta bastante.
Por causa de tudo isso, a ação preferencial tem um preço mais alto de aquisição do que uma ação ordinária. E, os papéis dessa classe costumam ter alta liquidez, ou seja, mais passíveis de negociação na bolsa de valores.
Veja se é para você investir em ações preferenciais
Agora que já entendeu os benefícios de se adquirir ações preferenciais, precisamos falar se esse tipo de investimento é para você. Afinal, apesar das vantagens mencionadas, é importante lembrar que, se a empresa entrar em problemas que levam à falência, não haverá o que distribuir para os investidores e o prejuízo é grande nesse caso.
Afinal, como o investimento para adquirir ações preferenciais é maior, as pessoas acabam perdendo muito dinheiro quando acontece alguma variação que derruba o preço dos papéis daquela empresa listada na bolsa de valores.
Além disso, vale lembrar que os lucros da companhia precisam ser satisfatórios para que ela distribua dividendos. Caso isso não aconteça, o pagamento pode ser suspenso, algo que não é interessante para quem adquiriu ações preferenciais pensando nesses valores pagos.
Por fim, ainda vale lembrar que as ações preferenciais podem ser consideradas exigíveis. Sendo assim, a qualquer momento, a empresa pode comprar novamente suas ações pelo valor nominal dos papéis. No entanto, isso garantirá uma proteção menor para acionistas minoritários.
Qual rende mais? Ações ordinárias ou preferenciais?
Quando se trata do mercado de renda variável, não dá para prever o futuro dos investimentos. Pois assim como o nome diz, a variação é o que marca essa classe de ativos. Por isso, o risco é maior ao entrar na bolsa de valores para investir.
Sendo assim, não dá para apontar quais ações rendem mais, só que as preferenciais apresentam maior liquidez, assim como dito acima. E, por causa disso, existe a possibilidade de vendê-las mais rápido.