A suspensão de benefício do INSS preocupa segurados da autarquia. De acordo com dados do próprio instituto, somente no primeiro trimestre deste ano, houve a suspensão mensal de 28 mil pagamentos em média.
Essas são as informações mais recentes que constam nos boletins estatísticos do Instituto de Previdência Social. Contudo, existe a possibilidade de evitar muitas dessas suspensões.
Frequentemente, as causas desses bloqueios são procedimentos e exigências simples e rotineiros da Previdência.
Dessa maneira o cidadão precisa estar atento às solicitações da autarquia, pois o descumprimento de alguma delas, pode gerar a interrupção no pagamento.
Esse texto traz as principais causas de suspensão de benefício do INSS e ainda traz orientações sobre como evitar essas interrupções. Leia o texto até o final para não perder nenhuma informação relevante!
O que causa suspensão de benefício do INSS
A princípio, as suspensões têm causas referentes a procedimentos comuns ao próprio trabalho da autarquia. Desse modo, muitos desses procedimentos, que estão presentes no dia a dia do instituto, acabam por gerar a interrupção ou até mesmo o cancelamento de alguns pagamentos.
A exemplo disso, temos a prova de vida, que é um procedimento obrigatório. Assim, essa ação teve o recomeço obrigatório desde o mês de junho deste ano (2023)
De acordo com especialistas, este programa que tem como objetivo identificar e evitar irregularidades ou fraudes nos benefícios vem se tornando a principal causa dessas suspensões. Do mesmo modo, temos também as consultas médicas periciais, que se configura como outro motivo recorrente de bloqueio de pagamentos.
Como a prova de vida pode gerar suspensão no benefício do INSS
Segundo Rômulo Saraiva, consultor previdenciário, essa medida acontece automaticamente. Sendo assim, ela não precisa que um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social realize a análise do benefício. Dessa forma existe um grande número de interrupções dos benefícios quando o segurado deixa de realizar essa prova de vida.
Contudo, essa ação pode ser realizada presencialmente em agências da rede bancária ou ainda pelo aplicativo Meu INSS.
Assim, se o segurado decide realizar a prova de vida pelo app, é possível realizar todo o procedimento, de forma prática e confortável, fazendo o reconhecimento facial com o uso do próprio aparelho celular.
Outros fatores capazes de provocar a suspensão de pagamento do Instituto de Previdência
Não só a prova de vida é capaz de gerar Suspensões nos benefícios do INSS, como também o pente fino. A realização desse procedimento é referente aos benefícios por incapacidade. Esses benefícios têm algumas especificidades que exigem avaliação periódica para se verificar a condição de saúde do segurado.
Portanto o não comparecimento às consultas periciais pode acarretar o bloqueio dos pagamentos.
Como evitar o bloqueio do seu benefício do INSS
Por fim, é possível perceber através das informações acima, que a maioria dos bloqueios tem como causa algum procedimento que faz parte das obrigações do próprio aposentado, pensionistas ou beneficiário de qualquer auxílio do Instituto de Previdência.
Desse modo, basta que o indivíduo fique atento aos seus deveres junto ao INSS. Portanto é preciso:
- Realizar a prova de vida presencialmente ou através do aplicativo;
- Comparecer ao exame pericial para verificar as condições de saúde;
Agora que você já sabe como evitar o bloqueio do seu benefício do INSS, fique atento e evite interrupções em seus pagamentos. Volte para mais informações.