A relação sexual é tida pela maior parte das pessoas como uma prática prazerosa, mas você sabia que nem todas as pessoas sentem necessariamente prazer durante a relação sexual? É isso mesmo, existem algumas pessoas que sentem dor durante a relação, mas isso não é normal. Se você deseja saber mais a respeito, veja aqui o que pode causar dor durante a relação sexual.
Muitas mulheres que sentem dor após a relação sexual acreditam que isso é um problema que elas possuem e que é norma, mas não é bem assim. Provavelmente, a dor tem sim um motivo, mas esse motivo pode ser tratado de forma que a mulher consiga ter uma vida sexual ativa, normal e sem dores futuramente. Veja abaixo o que pode causar dor durante a relação sexual e entenda como resolver esse problema.
Dor durante a relação sexual é normal?
Como mencionado anteriormente, a dor durante a relação sexual não é normal. No entanto, muitas mulheres não procuram ajuda por acharem que o motivo do desconforto é o formato de sua vagina ou simplesmente por ficarem constrangidas. Na verdade, o órgão genital da mulher possui elasticidade e um formato que se adaptam à prática sexual e auxiliam na passagem do bebê durante o parto. Sendo assim, dificilmente a origem da dor estará relacionada ao seu formato. Na maioria das vezes, a dor é causada devido a alguma infecção ou por questões psicológicas.
A dor durante a relação sexual é também denominada dispareunia, ela pode surgir tanto durante o ato quanto após. Porém, não pode ser ignorada, ainda que sua manifestação não tenha sido frequente. As dores podem surgir na região da vagina, como também podem atingir a pele, bexiga e uretra. Elas podem também ocorrer em todos os atos ou em apenas alguns, independentemente de qual é a posição e pode ou não estar relacionada à utilização de preservativos.
O que pode causar dor durante a relação sexual?
As causas para a dor durante a relação sexual são inúmeras, elas podem estar relacionadas a problemas físicos ou a problemas psicológicos.
Causas psicológicas
Dentre as causas psicológicas é possível elencar: ansiedade; nervosismo; estresse; problemas na relação do casal, que fazem com que eles não se sintam bem um com o outro; vergonha, culpa, medo ou nojo relacionados ao sexo; traumas devido a abusos sexuais sofridos no passado.
Causas físicas
As causas físicas para a dor durante a relação sexual em mulheres podem estar relacionadas à lubrificação vaginal insuficiente. Pode ocorrer em mulheres que estão amamentando, que estão no puerpério ou na menopausa. Inclusive, a utilização de alguns remédios, como os anticoncepcionais, pode diminuir a lubrificação. Ou a mulher pode também não estar devidamente relaxada.
Sendo assim, outra causa para as dores é o vaginismo. O vaginismo é uma condição na qual as paredes da vagina se contraem de uma maneira dolorosa, impedindo que haja qualquer tipo de penetração. Além disso, a presença de ISTs, infecções urinárias, endometriose, miomas ou redução da libido também podem provocar dor durante o ato sexual.