A fibromialgia é uma doença comum, crônica, que afeta milhares de pessoas, especialmente as mulheres. Além disso, essa condição tem grande impacto na vida do indivíduo, pois cursa com dores difusas pelo corpo.
Esse transtorno não possui uma causa específica, mas sabe-se que está muitas vezes associado à tensão psicológica. Todavia, é uma condição que tem seu desenvolvimento progressivo ao longo dos anos. Logo, não surge de uma hora para outra. O diagnóstico é clínico e deve ser feito por um especialista.
Todavia, a fibromialgia não tem cura, mas possui tratamento. Dessa forma, é possível oferecer maior qualidade de vida aos indivíduos com essa doença. Além disso, existem formas que podem ajudar no tratamento dessa condição. Confira a seguir.
Quais os sintomas da fibromialgia?
A maioria dos sintomas cursam com dores em todo corpo como um “cansaço” muscular. Além disso, piora durante o período noturno e pode tornar o sono uma tarefa difícil. Também pode associar-se a prisão de ventre e náuseas, hipersensibilidade ao frio e a dor. A ansiedade e mudanças no humor, bem como dificuldades de concentração também são sintomas da fibromialgia.
O que pode ajudar no tratamento da fibromialgia?
Vida saudável
O fato de sempre estar com “cansaço muscular”, adquirir hábitos saudáveis poderá ajudar a encarar a doença. Além disso, uma dieta balanceada deve se tornar um hábito a fim de conferir energia suficiente para o corpo.
A prática de atividade física é um dos principais amigos para o tratamento da fibromialgia. Viu-se que ele pode ajudar a reduzir as dores em até 50%. Pois, ao estimular os músculos, os neurônios inibitórios da dor serão ativados. Assim, podem ajudar a reduzir as sensações álgicas. O tipo de atividade física é uma escolha do paciente, mas é visto que exercícios aeróbicos têm grande impacto.
Durma bem
É interessante que se estabeleça uma rotina de sono para melhorar essa parte do dia. Assim, dedique-se para dormir sempre no mesmo horário e durma pelo menos 8 horas. Além disso, evite o consumo de alimentos energéticos no período noturno e telas, como celular e televisão. Dessa forma, um sono reparador evitará a sensação de cansaço ao longo do dia.
Relaxe
Pratique atividades de relaxamento que aliviem a tensão muscular. Por exemplo, a fisioterapia, acupuntura, massagem e hidroterapia. Vale lembrar que a indicação dessas terapias devem ser indicadas pelo médico. Pois, é necessário avaliar outras comorbidades para se exercer alguma atividade física ou de relaxamento.
A psicoterapia também pode ajudar, pois é uma forma de relaxamento mental. Além disso, a prática de ioga também pode ajudar a acalmar a mente e o corpo.
Cuidados Gerais
Evite a automedicação. A maioria dos analgésicos e anti-inflamatórios conseguem reduzir a dor, porém de forma temporária. Além disso, o consumo frequente desses medicamentos pode aumentar as chances de eventos cardiovasculares.
Procure um especialista, como o reumatologista, para tirar suas dúvidas e para prescrever as medicações corretas. Tome cuidado com a suplementação de vitaminas, na maioria das vezes ela não oferece benefício.