Hoje, em 9 de maio de 2023, o Brasil perde um de seus maiores ícone. Infelizmente, nossa rainha do rock, Rita Lee, nos deixou aos 75 anos. Mas, pela personalidade tão única de Rita, temos certeza que o que ela menos iria querer seriam lamentações. Então, hoje vamos analisar um pouquinho do mapa astral de Rita Lee e qual a influência dele na personalidade dela!
Qual era o signo de Rita Lee?
Nascida em 31 de dezembro de 1947, Rita era uma ilustre capricorniana. E sua longa carreira só confirma a indicação de que pessoas deste signo dão grande importância ao trabalho e à vida profissional.
As características mais básicas e conhecidas deste signo pode causar certa estranheza em relação à Rita Lee, que tinha uma postura tão rebelde, contestadora, provocativa e, ao mesmo tempo, tão doce, bem humorada e brincalhona.
O que importa é o ascendente?
Mas muita calma nessa hora. Pois, o mapa astral de Rita Lee nos mostra que ela tinha o ascendente em Aquário. O que indica uma pessoa cujo projeto de vida inclui a busca pela liberdade individual e igualdade social, com uma forte tendência a questionar paradigmas, a inovar, a experimentar e a transgredir. A cara dela né?
Além disso, a presença da Lua em Virgem indicava objetividade e método para buscar seus objetivos, enquanto o Sol em trígono com Marte indicava determinação e energia para alcançá-los, reforçando a indicação de uma natureza contestadora e, às vezes, demasiadamente direta em atos e palavras.
Veja também: Lula lamenta morte de Rita Lee: ‘Jamais será esquecida’
Mas de onde vem tanta rebeldia no mapa astral de Rita Lee?
A rebeldia e o pioneirismo de Rita Lee eram evidentes em seu mapa astral, com Plutão na casa 6 e Sol na casa 11. Como integrante dos Mutantes, grupo que praticamente introduziu a guitarra elétrica na música popular, ela assumiu postura e imagem absolutamente inovadoras e chocantes para os paradigmas da época, participando ativamente do Movimento Tropicália, ao lado de Gilberto Gil e de Caetano Veloso.
Em 1976, Rita Lee foi presa por porte de maconha, e em 1991 lançou Tv Leezão, um programa de TV no qual experimentou novas linguagens. Em 2012, ela se envolveu novamente com a polícia por defender o direito de fumar maconha de jovens que assistiam o que seria seu show de despedida.
A multiplicidade e a leveza percebidas em suas músicas e letras são características indicadas por Urano em Gêmeos na casa da criação.
Preocupada com questões humanitárias até mesmo no mapa astral
O planeta Netuno em Libra em sextil (aspecto harmônico) com Júpiter e Plutão, quadratura com Sol e trígono com Vênus também indicavam uma grande preocupação com questões humanistas e convicções impregnadas de forte compaixão.
Rita Lee era espiritualizada, vegetariana, defendia veementemente os direitos dos animais e até já fez música contra os rodeios. Netuno também indicava inspiração e criatividade, o que ela demonstrou fartamente em suas músicas. E depois tem gente que acha que analisar o signo é o suficiente…
A vida de Rita Lee foi um verdadeiro presente para o Brasil!
Hoje perdemos muito, perdemos um ícone, uma personalidade única, uma verdadeira artista, daquelas difíceis de encontrar hoje em dia! A vida e obra de Rita Lee são uma homenagem à música brasileira e à arte em geral.
Sua personalidade e carreira refletem as características do signo de Capricórnio. Porém, também demonstram a importância de se buscar a liberdade, a inovação e a quebra de paradigmas, típico dos aquarianos.
Sentimos muito com sua partida, mas temos certeza que com seu legado, ela continuará inspirando gerações futuras a se expressarem livremente e a irem atrás de cada um de seus sonhos, independentemente das expectativas e limitações impostas pela sociedade.
Descanse em paz, Rita!
Leia ainda: Filhos de Rita Lee lamentam a morte da cantora: “Vida intensa e espetacular”