Um individuo saudável é aquele que está em completa sintonia entre o bem-estar físico, emocional e social. Contudo, há diversas doenças de pele que podem ser desencadeadas ou agravadas pelo estresse emocional, responsável por liberar mediadores inflamatórios, radicais livres que resultam em lesões de pele e ainda acelera o processo de envelhecimento.
Doenças de pele que podem ser oriundas do estresse
- Dermatite Atópica
- Psoríase
- Urticária
- Vitiligo
- Alopecia
- Herpes
- Dermatites
- Acne
- Envelhecimento
Em relação ao envelhecimento, os efeitos gerados em momentos de estresse, como adrenalina e hormônios, amplificam o estado inflamatório resistente no tecido cutâneo. Assim, a longevidade e atividade das nossas células diminuem, culminando na aceleração do envelhecimento biológico.
Além disso, o estresse faz com que nosso corpo aumente a produção do cortisol, e esse hormônio estimula os melanócitos de nossa pele, que, por sua vez, produzem a melanina. Então, o que acontece? A hiperpigmentação da pele se transforma em manchas que chamamos de melasma.⠀
O que fazer?
Preste atenção em sua rotina, reserve um tempo para fazer algo prazeroso, se alimente bem, faça atividade física, conviva com pessoas positivas. Ou seja, tudo isso faz bem para a pele e para a alma.
Por fim, vale lembrar que a pele é um órgão de extrema importância, pois atua como: barreira mecânica protegendo os órgãos internos dos impactos com o meio externo, barreira hídrica mantendo a hidratação do organismo, defesa contra agentes agressores do meio externo e entre outros.
Por isso, em meio a uma situação de estresse emocional/psicossocial, a pele também responde, seja desencadeando ou potencializando doenças dermatológicas como as citadas.
Nesse sentido, a avaliação interdisciplinar também é de fundamental importância na abordagem de casos mais abrangentes. Não deixe de consultar seu dermatologista em quaisquer situações como essas. Afinal, a saúde é nosso bem maior. Mente e corpo trabalham juntos.
Você anda estressado? Tem cuidado da sua saúde? Então, deixe o seu comentário. Veja também se você sabe identificar fome física de fome emocional aqui neste post.