A introdução alimentar de um bebê inicia a partir dos 6 meses de vida, mas, muitos pais têm duvidas de como ela deve ser introduzida. Então, se você é um deles, descubra aqui no Brasil 123 o que p bebê de 6 meses pode comer.
Por mais que aos 6 meses de vida já possa dar início à introdução alimentar, o bebê parece ainda tão pequeno e indefeso que muitos pais ficam com receio de dar a eles um alimento sólido. Mas não há porque ter medo, já está na hora de permitir que o seu filho incorpore um novo cardápio a sua dieta.
Além disso, mesmo que o bebê comece essa nova introdução alimentar, não é necessário parar de fornecer o leite materno, pois ele pode ser ofertado até que a criança complete dois anos de vida, ou mais, a depender da necessidade.
O que o bebê de 6 anos pode comer?
A partir do 6º mês de vida de uma criança os primeiros dentinhos podem começar a surgir, portanto, uma criança de 6 meses não possui a capacidade de triturar bem os alimentos. Sendo assim, é preciso cozinhar bem sua comida e ainda amassar com o garfo para que se torne uma papinha.
Porém, amasse a papinha com um garfo, não utilize o liquidificador ou mixer, pois a criança precisa começar a desenvolver sua mastigação e esses instrumentos deixam a comida com a consistência muito mole.
Processo de introdução alimentar
As primeiras refeições do bebê são um pouco mais difíceis, por isso, é necessário ter constância e paciência. Ele comerá pouco, pois necessita ainda de poucos nutrientes e não consegue mastigar e engolir plenamente, uma vez que isso ainda está se desenvolvendo.
Além disso, não é bom misturar os alimentos na colher, mas dar à criança cada um de forma isolada. Isso porque o apaladar da criança ainda está se desenvolvendo, então, agora ele começará a reconhecer o sabor dos alimentos e distingui-los, podendo também, depois de um tempo, definir aquilo que ele gosta e o que não gosta.
No geral, a alimentação de um bebê no sexto mês de vida precisa conter fibras, vitaminas, minerais, proteínas e boas gorduras, mas tudo isso deve estar presente nos alimentos, como frutas, verduras, legumes, feijões e carnes.
As frutas são essenciais para conceder nutrientes aos bebês, porém, o ideal é consumi-las amassadas inicialmente, e não na forma de suco. Isso porque a criança deve se familiarizar com o alimento e também desenvolver sua mastigação.
O primeiro almoço do pequeno bebê pode ser composto por:
- Algum tipo de carne, cerca de 50 a 100g.
- Poucos temperos;
- Cerca de três tipos diferentes de vegetais;
Para ajudar você pode colocar um caldo de feijão ou de arroz.
Quanto mais o seu bebê comer, mais ele irá se desenvolver. Portanto, as porções nas refeições podem aumentar, assim como a capacidade de mastigação dele. Por isso, esteja sempre atento à evolução do seu filho, fornecendo sempre o que ele é capaz de comer. Assim, seu desenvolvimento será pleno.