A dengue é uma doença que causa inúmeras mortes anualmente no Brasil. Seu vetor é o mosquito Aedes Aegipty e seus sintomas variam desde os mais leves aos mais graves. Mas existem alguns medicamentos que não se deve tomar em casos de dengue. Então, saiba aqui no post do Brasil 123, o que não se pode tomar em caso de dengue.
Para se prevenir dessa doença é necessário adotar medidas para impedir que o mosquito se prolifere. Como ele costuma depositar seus ovos na água, o ideal é acabar com resíduos de água parada. Então, é preciso verificar se no quintal não há garrafas ou outros recipientes que possam acumular água e ser foco para o depósito desses ovos.
A automedicação é uma medida que tem se tornado um problema de saúde pública, uma vez que muitas pessoas utilizam medicamentos de forma indiscriminada, levando ao agravamento da saúde. Por isso, não faça uso de medicamentos sem prescrição médica. Dessa forma, você verá, neste post, alguns medicamentos que parecem inofensivos, mas que podem agravar significativamente os casos de dengue.
O que não se pode tomar em caso de dengue?
Muitos medicamentos tem uso comumente pelas pessoas quando elas estão sentido algum tipo de dor. Todavia, por mais comuns que alguns deles sejam, eles não devem ser uteis em casos de dengue. Pois o uso de tais medicamentos pode agravar o caso. Sendo assim, veja, neste post, quais são eles.
Salicilatos e salicilamida
O grupo dos salicilatos é o primeiro nos grupos de medicamentos contraindicados quando se tem a suspeita de estar com essa doença. Você provavelmente já utilizou o famoso AAS, a aspirina, o Engov e a Coristina D, não é verdade? Saiba que esses medicamentos fazem parte do grupo dos salicilatos.
Mas por que não utilizar esses medicamentos? Bom, eles provocam a redução da capacidade de coagulação sanguínea, por isso, são extremamente perigosos em se tratando de dengue hemorrágica.
Anti-inflamatórios não hormonais
Alguns anti-inflamatórios também podem provocar reações adversas em casos de dengue. Por isso, conhece-los é fundamental.
Então, se você tem suspeita de estar com dengue, evite ingerir medicamentos como: naproxeno, cetoprofeno, diclofenaco, piroxicam e ibuprofeno. Apesar de muitos deles serem comumente uteis para tratar outras doenças, em casos de dengue eles irão agravar o estado do paciente.
Paracetamol
O paracetamol é contraindicado em alguns casos de dengue. Isso porque a ANVISA não indica o uso desse fármaco quando se possui doenças hepáticas, por exemplo, e a dengue, em sua forma hemorrágica, causa necrose hepática e pode, em casos mais graves, levar o órgão á falência.
Coticoides
Apesar de terem sido desenvolvidas algumas pesquisas que incluíam os corticoides na terapia medicamentosa contra a dengue, hoje, seu uso não é recomendado.
Então, em casos de suspeita de dengue não tome medicamentos à base de corticoides. Mas não deixe de tomar cuidado com a ingestão desses medicamentos em geral, pois eles podem agravar também outras doenças. Assim, siga sempre a prescrição médica.
A dengue, quando tratada da forma correta e em tempo hábil, possui cura. Por isso, não deixe de procurar ajuda médica assim que aparecerem os primeiros sintomas.