Nesta última quinta-feira, dia 15 de fevereiro, os trabalhadores nascidos em janeiro ou fevereiro, assim como os servidores com matrícula final zero, começaram a receber a anuidade PIS/PASEP 2023 da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Por isso que hoje, vamos indicar o que fazer se tiver divergência nos dados do PIS/PASEP.
O Ministério do Trabalho e Emprego estima, assim, que 22,9 milhões de pessoas sejam elegíveis ao bônus de este ano. 20,4 milhões de pessoas recebem atualmente benefícios do Programa de Integração Social (PIS), enquanto outras 2,5 milhões serão beneficiadas pelo PASEP.
Como consultar a sua situação PIS/PASEP para este ano de 2023?
Os trabalhadores da empresa privada e os servidores das empresas públicas que são elegíveis para o recebimento do benefício podem, então, fazer a consulta em seus respectivos abonos salariais. No caso:
Consulta do PIS:
- Portal do Cidadão;
- Aplicativo da Caixa Econômica Federal;
- Site da Carteira de Trabalho Digital;
- Telefone 158.
Consulta do PASEP:
- Portal do Cidadão;
- Aplicativo do Banco do Brasil;
- Telefone 158.
O que fazer se tiver divergência nos dados do PIS/PASEP?
Mas caso o trabalhador acredite que tem direito ao subsídio, mas não consta na lista de beneficiários, pode recorrer ao Ministério do Trabalho e Emprego. Também é possível apresentar o recurso em caso de desacordo sobre o valor a ser pago.
Dessa forma, é preciso:
- Primeiramente, entrar no site www.mte.gov.br/trabalho-e-previdencia;
- Em seguida, clique nos três pontos à direita para acessar o formulário e clique em “Formulário de contato”;
- Logo depois, preencha o formulário com as informações solicitadas. Incluindo: CPF, nome completo, endereço de e-mail, número do telefone de contato, assunto e mensagem;
- O assunto deve conter a frase “Abono Salarial”;
- Na mensagem, escreva se você discorda do valor, se deseja receber o abono, por ter preenchido todos os requisitos ou ambos;
- Clique em “Enviar”;
- Por fim, você receberá a resposta por e-mail.
O Ministério do Trabalho e Emprego também destaca em seu comunicado que maiores informações salariais podem ser obtidas por meio da Superintendência Municipal de Emprego e Unidades de Trabalho, além da linha de atendimento ao empregado, 158.
Como funciona o pagamento do benefício?
O pagamento pode ser recolhido pelo trabalhador a partir da data do cronograma, até o prazo final de 28 de dezembro de 2023.
Para receber o PIS
Se você tem conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal, o depósito do dinheiro será automático. Mas se você não tiver conta corrente ou poupança na Caixa, o dinheiro estará disponível para saque, na conta digital do aplicativo Caixa Tem.
Caixa Tem é um aplicativo que o usuário pode utilizar para transferir dinheiro de sua carteira digital, que você pode usar para pagar contas, usar códigos QR em máquinas de venda automática e fazer compras online. Se não conseguir aceder à sua conta online, pode levantar dinheiro em qualquer uma das agências físicas ou locais de autoatendimento.
Para receber o PASEP
Todos os clientes elegíveis do Banco do Brasil terão seus pagamentos depositados em sua conta corrente ou poupança na data de pagamento agendada. O pagamento também será aceito na forma de transferência eletrônica por meio de TED ou pessoalmente em qualquer um dos caixas do banco.