Você sabe o que fazer se perdeu o prazo do saque PIS/PASEP 2022? O prazo para saque do abono com ano-base 2020 encerrou no último dia 29, e com isso, muitos brasileiros acabaram não sacando o valor. Agora, será preciso entrar com um pedido de abertura de recurso administrativo junto ao Ministério do Trabalho e Previdência para tentar retirar o dinheiro.
Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de ler até o final e fique por dentro deste assunto importante para os trabalhadores!
O que fazer se perdeu prazo do saque PIS/PASEP 2022?
Quem perdeu o prazo para sacar o abono PIS/PASEP no ano passado deve entrar com um pedido de abertura de recurso administrativo junto ao Ministério do Trabalho e Previdência. A pasta tem até 30 dias para fazer uma análise do caso, e caso seja deferido, o valor será disponibilizado no mês seguinte ao da solicitação.
Esse procedimento leva a esfera federal a fazer uma análise do pedido, e então, a fazer a liberação do valor para os trabalhadores. O prazo máximo para recebimento do valor este ano, que se refere ao ano-base de 2020, se encerrou na última quinta-feira, dia 29 de dezembro de 2022, mas o período para fazer a solicitação do recurso volta a vigorar a partir do dia 15 de fevereiro de 2023.
Nessa mesma data se iniciará o prazo para o saque do abono referente ao ano-base de 2021.
O abono salarial PIS/PASEP fica disponível para o trabalhador até 5 anos após o fim do prazo regular para realização do saque. Ou seja, quem não sacou o abono referente a 2020, tem até o dia 29 de dezembro de 2027 para pedir o recurso.
Como solicitar o saque do PIS e do PASEP?
Primeiramente, seja para o PIS, seja para o PASEP, o procedimento para pedir o saque depois do encerramento do prazo regular é o mesmo. Depois da abertura do recurso administrativo, o Ministério do Trabalho e Previdência dará uma resposta em até 30 dias.
Se for deferido, o valor é liberado imediatamente junto com o lote do mês seguinte ao que a análise foi feita.
Se a análise for feita e o pedido deferido em janeiro, por exemplo, o trabalhador deve receber o valor no mesmo lote de quem tem direito ao abono em fevereiro.
Como solicitar o saque do PIS/PASEP de 2020 este ano
O trabalhador que perdeu o prazo do saque PIS/PASEP em 2022 tem diferentes maneiras de fazer o pedido.
Mas a forma mais simples é ir pessoalmente a uma unidade do Ministério do Trabalho e Previdência, e pedir a abertura do recurso.
Também é possível fazer o pedido diretamente pelo telefone, na Central Alô Trabalhador, pelo número 158.
O atendimento é das 7h às 19h e a ligação é gratuita a partir de telefones fixos. Outra maneira simples e rápida de fazer o pedido é pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. O app está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.
Por fim, o trabalhador que desejar pode ainda enviar o pedido por email, mas é preciso se atentar a sigla administrativa do estado onde reside, pois o endereço eletrônico é diferente para cada estado. O endereço é trabalho.uf@economia.gov e as letras “UF” devem ser substituídas pela sigla administrativa de seu estado.
Então, se você perdeu o prazo do saque PIS/PASEP 2022 acesse um desses canais e faça seu pedido!