Quer saber como proceder no caso do seu Bolsa Família ser cortado? Existem várias razões pelos quais o governo federal corta o benefício de algumas famílias. Entretanto, você pode reverter essa situação, então acompanhe nesse artigo o que fazer se o Bolsa Família for cortado.
Saiba mais sobre o Bolsa Família cortado
O Bolsa Família foi um projeto social criado pelo governo federal para acabar com a situação de extrema pobreza do país.
Assim, esse programa social consegue fornecer para famílias em situação de vulnerabilidade social, direito, acesso a coisas básicas de qualquer cidadão. Como, por exemplo, acesso à moradia, estudo, saúde pública, etc.
Diante disso, muitas pessoas ficam completamente sem saída diante da situação do benefício cortado. E, de fato, é considerada uma situação desesperadora para quem necessita desse benefício para sobreviver.
Diferente do que parece, apesar de o benefício ser cortado por qualquer motivo, é importante saber que tem como reverter essa situação, na medida do possível.
Entretanto, para reverter o caso antes, você precisa saber exatamente alguns motivos que podem levar a cortar o seu benefício.
Motivos para o Bolsa Família ser cortado
Diante dessa situação desesperadora a qual é o benefício cortado, é importante você fazer uma análise e avaliar diversas situações.
O primeiro passo é saber os possíveis motivos para o corte do seu Bolsa Família, antes mesmo de saber o que fazer caso ocorra de fato.
A primeira razão pelo seu benefício sofrer o corte, é justamente o fato de você não atualizar o seu cadastro.
O Cadastro Único exige que você faça uma atualização frequente dos seus dados para que você possa manter-se no programa de benefícios, então sempre atualize os dados da sua família quando solicitado.
Sendo assim, constante atualização dos seus dados cadastrais, é necessária também para que o governo fique atualizado da sua renda mensal. Caso a renda ultrapasse, não terá como reverter o quadro do corte do Bolsa Família.
Além disso, outro tópico importante que também é um grande motivo para o corte, é o fato de você não sacar os benefícios. O saque pode ser feito em até 90 dias após a liberação do benefício. Então, se a pessoa não cumprir o prazo, poderá ter o cancelamento efetivado.
O que fazer para evitar o corte do Bolsa Família
Assim que você conferir que houve o cancelamento do benefício, é importante ir diretamente ao CRAS o mais rápido possível.
De preferência, deve ir o responsável pela família, com o cartão com o seu nome. Não podendo se esquecer de levar esse item importante.
Além disso, ele deve carregar consigo diversas documentações próprias, além do extrato bancário recente e se algum membro da família recebe benefício do INSS.
Então, feito isso, você deverá aguardar o tempo necessário para a avaliação dos seus documentos. A princípio, não se tem um prazo estabelecido para avaliação. Então, não conte com urgência.
Se o seu benefício tiver cancelamento por motivos de renda maior que o limite máximo, você não terá direito a receber o benefício novamente, exceto se, posteriormente, sua renda diminua e volte aos padrões que exigem o governo federal.