Hoje nós viemos passar algumas informações, pois muitas pessoas têm a seguinte dúvida: O que fazer se a empresa não pagou meu INSS? O INSS é uma instituição fundamental para garantir a proteção social dos trabalhadores no Brasil. Se a empresa na qual você trabalha não está cumprindo com suas obrigações de pagamento do INSS, é importante tomar medidas para garantir seus direitos.
Para que você saiba o que fazer nessa situação e quais são os seus direitos, reunimos algumas das principais informações sobre esse tema. Acompanhe a leitura até o final e confira tudo o que precisa sobre o INSS!
Ter o INSS repassado é direito de quem?
A Previdência Social é um dos pilares da proteção social no Brasil. Ela é responsável pelo pagamento de benefícios como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, entre outros. Por isso, é importante saber quem deve ter suas contribuições repassadas para o INSS.
Em geral, todo trabalhador com vínculo empregatício deve ter suas contribuições recolhidas pelo empregador. Isso inclui trabalhadores formais, temporários e domésticos, professores, empregados rurais, trabalhadores avulsos, entre outros.
Além disso, também é possível contribuir de forma facultativa, como no caso de profissionais autônomos, empresários, contribuintes individuais, entre outros. Nesses casos, é importante ficar atento às regras para não perder o direito aos benefícios previdenciários.
Pessoas que recebem benefícios de outras fontes, como aposentados, pensionistas e beneficiários de assistência social, por exemplo, não precisam fazer contribuições para o INSS.
O que fazer se a empresa não pagou o INSS?
Conforme já dissemos anteriormente, o INSS é um benefício previdenciário que oferece proteção ao trabalhador em caso de doença, acidente ou aposentadoria. Portanto, é obrigação da empresa recolher o valor do INSS dos seus funcionários mensalmente, entretanto, infelizmente, nem sempre isso acontece de forma correta.
Se a empresa não pagou o seu INSS, a primeira coisa a se fazer é entrar em contato com a própria instituição e tentar resolver o problema de forma amigável, buscando entender os motivos do atraso ou falta de pagamento e negociando uma forma de regularizar a situação.
Caso a empresa se recuse a pagar o INSS ou não resolva o problema de outra forma, é necessário acionar a justiça do trabalho ou o Ministério do Trabalho e Emprego para buscar seus direitos. É importante ter em mãos todos os documentos que comprovem sua relação de trabalho com a empresa, como contrato de trabalho, carteira de trabalho, contracheques e comprovantes de pagamento do INSS.
É importante ressaltar que não pagar o INSS pode acarretar em sérias consequências para a empresa, como multas e processos judiciais, e prejudicar a sua relação com outros funcionários. Em caso de dúvidas sobre seus direitos em relação ao INSS ou outras questões trabalhistas, recomenda-se buscar orientação com um advogado especializado na área ou com o sindicato da categoria a qual você pertence.
Agora que você já sabe quais são os seus direitos, é só seguir as orientações!