Hoje em dia, a criança engasga por diversos motivos, seja durante a amamentação, seja durante o ato de consumir quaisquer alimentos que sejam difíceis de engolir. Por isso, é sempre bom entender o que fazer quando a criança engasga. Afinal, essa é uma situação desesperadora para os pais que se veem imóveis por falta de conhecimento.
Por isso, é sempre bom aprender um pouco de primeiros socorros para que, ao passar por alguma emergência, você saiba o que fazer. Abaixo, vamos ensinar alguns cuidados para fazer quando a criança engasga, portanto, acompanhe a matéria até o final para estar preparado caso um dia isso aconteça.
Veja o que fazer quando a criança engasga
Por mais que uma pessoa saiba um pouco sobre primeiros socorros, a primeira coisa a se fazer quando a criança engasga é ligar para profissionais do Corpo de Bombeiros pelo 193 ou SAMU, pelo 192. Afinal, até mesmo por telefone, esses especialistas vão ensinar o que é necessário para você salvar a criança engasgada.
Nunca tente retirar o que está causando esse problema com as mãos, pois as chances de empurrar na garganta do bebê é grande. Além disso, note se o pequeno ainda está respirando, pois esse é um bom sinal e vai garantir a sobrevivência do seu filho.
Inicie os cuidados para desobstrução
Depois de ligar para o 193 ou 192, os profissionais vão indicar como esse processo deve ser feito. Mas se estiver lendo isso como aprendizado, saiba que você pode treinar a desobstrução até mesmo com um boneco. Para realizar a manobra que é indicada para desobstruir o canal que está deixando seu filho engasgado, veja o passo a passo:
- Em primeiro lugar, deite o bebê com a barriga sobre seu braço levemente inclinado para o chão e mantenha a cabeça em um nível abaixo do tronco. Dessa forma, pode ser que o alimento que está causando o engasgo desça para a boca e basta você remover com as mãos rapidamente;
- Caso isso não aconteça, você precisa dar 5 tapinhas leves nas costas para que a pressão faça o alimento sair pela boca da criança;
- Se isso ainda não resolver o problema, vire a criança de frente para você ainda em seus braços e, com os dedos médio e anular, você deve fazer pressão no centro do peito, entre os mamilos para que o alimento seja expelido;
- Agora, repita esse procedimento até que a criança chore ou comece a tossir suavemente, pois isso indica que a respiração voltou à tona.
Caso o bebê fique inconsciente durante qualquer cuidado para fazer quando a criança engasga, saiba que é preciso iniciar a massagem cardíaca. Acelere o pedido de socorro pelo telefone para que essa criança siga para o hospital urgentemente para remover o causador do problema muito rápido.
Sendo assim, agora, quando seu filho, ou uma criança próxima de você, estiver engasgando, você já saberá o que é preciso fazer.