Você percebe que, ao acordar, suas articulações ficam rígidas, te fazendo se sentir travado? Rigidez nos joelhos, pés e costas são queixas muito comuns feitas por pacientes adultos e idosos. A rigidez matinal nas juntas é bem comum, principalmente em pessoas com mais de 60 anos. Nesse sentido, pode ser ainda mais intensa nesse período de isolamento, em que estamos mais dentro de casa e praticamos menos atividades físicas.
Sobre a rigidez matinal nas juntas
A rigidez matinal nas juntas também pode ser fruto da osteoartrite (desgaste da cartilagem) e artrite reumatóide (doença crônica, inflamatória, cuja principal característica é a inflamação das articulações).
O tempo médio de rigidez matinal normal é de 10 a 15 minutos, e vai desaparecendo à medida em que a articulação e os músculos vão sendo aquecidos. Contudo, a rigidez fruto da artrite reumatoide costuma ser mais intensa e permanecer por períodos mais longos.
Além disso, a espondilite anquilosante e as espondiloartrites podem causar rigidez matinal na coluna, sendo que muitas vezes acompanha dor.
Queixas
Os pacientes queixam-se de limitações básicas como dificuldade para escovar os dentes ou segurar a xícara de café.
Além disso, é um sintoma típico de artrite (inflamação na articulação). Caracteriza-se pela sensação de endurecimento das articulações ao acordar ou após um período prolongado de repouso.
Tratamento
Por isso, ao identificar a causa da rigidez, o tratamento pode incluir exercícios, fisioterapia, suplementação nutricional e até cirurgia. Se a doença base não for tratada, pode causar perda acelerada da movimentação.
O que fazer para aliviar os sintomas da rigidez matinal das juntas
- Acorde um pouco mais cedo, para dar tempo de fazer pequenos movimentos antes de sair da cama;
- Tome um banho quente depois que sair da cama;
- Faça alongamentos suaves;
- Relaxe, tente usar alguma técnica de respiração ou meditação para acalmar a mente;
- Tome bastante água, para hidratar os músculos e as articulações.
Por mim, é fundamental observarmos como nosso organismo se comporta e se comunica, para buscarmos o devido acompanhamento médico. E você, já teve rigidez matinal nas juntas? Então, deixe o seu comentário.