Um dos assuntos mais quentes do momento, o metaverso se apresenta como a mais nova possível revolução tecnológica do século. No Brasil, somos atualmente 6% de usuários conectados à rede, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Kantar Ibope Media. Mas o que significa de fato o termo metaverso? Bom, de origem grega, “meta” quer dizer “em seguida” ou “além de”, ou seja, refere-se a algo como “além do universo”.
Em outras palavras, na prática, estamos falando de uma tecnologia em um ecossistema digital que utiliza criptomoedas como principal moeda de troca. Além disso, ele serve para aproximar as pessoas através do mundo virtual planejado e elaborado para melhorar interações, cooperação, jogos, estudos, negócios de compra e venda de NFTs, além da comercialização de imóveis e terrenos virtuais.
Dessa forma surge o questionamento sobre “o que esperar do metaverso em 2022?”, com terrenos virtuais representando formas rentáveis no mercado NFT, surgimento de novas profissões, crescimento de games que remuneram em criptomoedas, além da expansão do marketing e da publicidade em níveis nunca antes vistos.
Terrenos virtuais como uma das formas mais rentáveis no mercado NFT
Assim como no mundo real, o metaverso baseia sua economia na propriedade, nesse sentido, os terrenos têm se tornados extremamente valiosos, negociados a preços elevados. Segundo a revista Fortune, esse é um mercado que pode chegar a valer “trilhões de dólares”. Dessa forma, grande parte desses espaços foram arquitetados no blockchain da rede Ethereum. Analogamente, se você é um usuário que não quer ficar de fora dessa “revolução”, definitivamente precisa criar sua carteira digital e fazer parte disso.
O surgimento de novas profissões envolvendo o conceito de metaverso
De antemão, a integração entre os mundos (físico e digital) chegou com ricas possibilidades de inovação e expansão profissional. Com o mercado do entretenimento assim como de investimentos, que já deixam claro seu interesse por essa nova tecnologia. Com isso, citarei a seguir quatro das possíveis novas oportunidades.
À primeira vista, temos a profissão de cientista de pesquisa do metaverso, ou seja, uma pessoa responsável por transformar todo o conteúdo proposto em acessível e visível no formato digital. Além disso, outra opção é o desenvolvedor de ecossistemas, que terá o compromisso de delimitar, construir, coordenar parcerias, garantir o funcionamento e o crescimento em escala e dessa forma, manter o planejamento do ecossistema no metaverso.
Contudo, aqueles que possuem experiência com gerenciamento e conhecimento de métodos de negócios e marketing e, em simultâneo, detém de uma mente criativa e empreendedora o palpite é a para investir na área de estrategista do metaverso. Logo, dentro dessa profissão ele atuará no conceito, protótipo e implementação de projeto. Todavia, se você concluiu sua graduação em alguma área da engenharia, além de ter o aperfeiçoamento em segurança da informação do sistema, trabalhar na área de segurança da informação é uma boa oportunidade. Visto que o gerente de segurança do metaverso tem grande importância, afinal, a proteção do sistema é fundamental para qualquer sistema.
Jogos que remuneram em criptomoedas
Em primeiro lugar é inquestionável o sucesso alcançado pelos jogos ligados ao metaverso, principalmente os categorizados na metodologia “play-to-earn”, onde a expectativa continua alta em 2022. Com isso, exploramos as possibilidades dessa experiência tecnológica de dois jogos que tiveram grande destaque no ano anterior, como: Galaxy Fight Club e MetaFighter.
O primeiro citado é similar ao “Super Smash Bros”. O Galaxy fight Club traz uma experiência virtual onde os jogadores podem usar seus NFTs nos duelos e assim receber recompensas como token nativos da empresa GCOIN. Já o MetaFighter funciona em uma arena criada no metaverso onde os usuários ganham tokens FIGHT ao apostar suas habilidades e aumentar seus ativos NFT para revender no mercado.
Marketing e publicidade no metaverso
Grandes marcas já entenderam o benefício de unir os espaços das empresas através de imóveis no metaverso, e a aposta é que nesse ano de 2022 cresça o envolvimento com terrenos e arranha-céus em realidades virtuais. Desse modo. o marketing e a publicidade avançam ainda mais com suas propostas e aparições em bairros de compras, moda e arte, com grandes nomes do mercado, como Louis Vitton, Gucci, Burberry e outras marcas luxuosas que abrem gradualmente espaço para diversas outras empresas no metaverso em 2022, via NFTs.
O ânimo do mercado é lucrar com edifícios digitais, acreditando que logo estarão gerando receita por locações e publicidades para as empresas envolvidas. Assim como o marketing estará cada vez mais por dentro do metaverso, utilizando modos diferentes de unir o universo não-digital do digital, possibilitando o acesso a NFTs.
Conclusão
De acordo com o que vimos, há uma forte expectativa para o crescimento de projetos ligados ao conceito de metaverso em 2022. Desse modo, o melhor é continuar atento, pois, o metaverso é um ecossistema completamente novo e suas possibilidades ainda imensuráveis podem fazer parte do nosso dia a dia logo em breve. Como resultado, ficará difícil acompanhar tantas atualizações em escala global de universos digitais que imitam o mundo real. Contudo, para aqueles que pretendem mergulhar e investir nesse novo ecossistema, vale avaliar os diversos projetos para escolher em qual área se dedicar, sejam terrenos virtuais, edifícios digitais, profissões contemporâneas, games, publicidade, entre outras.