Esta é uma pergunta comum quando se discute a perda de peso, mas antes de respondê-la, lembre-se de que a nutrição adequada é responsável por 80% do sucesso da perda de peso e a atividade física é responsável por apenas 20%. Por isso que hoje, nós vamos indicar o que emagrece mais, caminhada ou musculação.
Para perder peso de forma mais eficaz, o que funciona melhor?
Para melhores resultados, é melhor combinar treinamento de força com caminhadas, pois as vantagens de ambos vão muito além da mera perda de peso. As caminhadas, por exemplo, melhoram a aptidão cardiorrespiratória, resultando em maior flutuabilidade e resistência durante a corrida e outros esforços físicos.
A construção muscular também é crucial para o processo de perda de peso. Podemos aumentar nossa massa muscular e auxiliar no processo de hipertrofia usando-a, mas isso tem um custo: requer mais energia para se manter. Ou seja, você aumenta seu gasto calórico para atingir esse objetivo.
Mesmo após o término do exercício, o corpo continua a gastar energia em um esforço para se recuperar da estimulação que experimentou durante o treino. Especialistas destacam que exercícios de fortalecimento, como musculação, ajudam a prevenir lesões, principalmente durante caminhadas extenuantes e de alto impacto.
Tanto as caminhadas quanto a musculação, são melhorados com o aumento da intensidade com que são executados.
Ganho de massa muscular x redução de gordura
Ganhos de massa muscular e redução da gordura corporal são dois dos resultados mais comuns do treinamento com pesos.
A musculação tem se mostrado mais eficaz na perda de gordura do que a caminhada quando se leva em conta a quantidade total de energia gasta ao longo do dia, e não apenas durante o tempo em que a atividade física está sendo realizada.
A caminhada faz com que seu corpo queime calorias por até uma hora depois. No entanto, após uma boa musculação, você pode continuar queimando calorias por até 15 horas! Isso explica por que o levantamento de peso é tão eficaz em ajudar você a perder peso em comparação com o cardio.
A construção muscular ajuda na perda de peso porque estimula o desenvolvimento de massa muscular magra. Os músculos são os tecidos metabolicamente mais ativos do corpo e desempenham um papel importante em muitas das nossas atividades diárias, por isso ter mais massa muscular requer um maior gasto de energia.
Mais músculos é diferente de mais peso corporal
Muitas pessoas acreditam que os músculos impedem a perda de peso porque suas balanças não refletem os benefícios do exercício. No entanto, é preciso esclarecer que quando falamos de emagrecimento, nos referimos à redução da gordura corporal e não à perda de peso corporal total.
O ganho muscular auxilia nessa empreitada, pois mais tecido muscular significa um metabolismo mais rápido e, portanto, um maior potencial de queima de gordura, principalmente em repouso. Então, é melhor queimar calorias durante a nossa hora de treino, ou nas outras 23 horas em que dormimos, estudamos e trabalhamos?
Além disso, você prefere perder peso e ficar com um corpo fraco e flácido, ou prefere perder peso e ficar com um corpo bonito e saudável?
Mas atenção: qualquer treinamento deve ser feito sob a orientação de profissionais que podem te ajudar a atingir seus objetivos.