Na última edição do Big Brother Brasil, BBB22, uma das participantes, a Natália, possuía vitiligo e representou todas as pessoas que possuem a doença no programa. Mas, o que é vitiligo? Saiba identificar o problema e conheça principais tratamentos. Confira agora no Brasil 123 o que é vitiligo: saiba identificar o problema e conheça principais tratamentos.
O que é vitiligo?
O vitiligo é uma doença na qual as células responsáveis pela pigmentação da pele do indivíduo começam a morrer. Então, como essas células possuem a função de determinar o tom de pele da pessoa. Quando elas morrem a região fica com tom mais esbranquiçado. Ou seja, aparecem manchas.
Assim, nesse sentido, como as manchas são mais esbranquiçadas. Essa condição é mais perceptível em pessoas negras ou que possuem um tom de pele mais escuro.
O vitiligo pode estar presente em todo o corpo do indivíduo. Podendo se desenvolver nos braços, pés, mãos e até mesmo no cabelo e na boca.
Todavia, uma pessoa não nasce com todas as manchinhas. Pois o vitiligo se desenvolve aos poucos, ao longo do tempo. Sendo assim, conforme vai progredindo a pessoa passa a apresentar manchas em diferentes lugares. Sendo impossível prever onde ele se desenvolverá da próxima vez.
Além disso, ele pode ser encontrado concentrado em apenas uma parte do corpo. Ou pode também ser encontrado espalhado pelo corpo todo. Todavia, é importante ressaltar que essa doença não é infecciosa ou contagiosa. Portanto, vitiligo não se pega, se desenvolve.
Sintomas do vitiligo
O principal e mais evidente sintoma do vitiligo é a aparição das manchas pelo corpo. Inclusive, essas manchas podem aparecer em apenas uma região do corpo. Sendo necessário que um médico dermatologista confirme o diagnóstico de vitiligo.
Vale pontuar que, por envolver o tom de pele do indivíduo, podendo aparecer em qualquer parte do corpo, essa condição pode afetar a autoestima do paciente. Por isso, muitos portadores dessa doença necessitam de acompanhamento psicológico para conseguirem lidar com as alterações que ela provoca na aparência.
O que causa vitiligo?
O vitiligo ainda não possui causas exatas. Porém, muitos especialistas têm associado o surgimento dessa condição ao estresse intenso. Ou trauma psicológico enfrentado pelo paciente, que passa a se manifestar em sua pele.
Mas dentre os fatores de risco dessa doença podemos elencar a excessiva exposição ao sol e também à herança genética.
Principais tratamentos para o vitiligo
O vitiligo não possui cura, mas existem alguns produtos que podem ajudar. No intuito de deixar as manchas um pouco mais escuras. De forma a se assemelharem ao tom de pele do indivíduo, esses produtos são bons.
Existem ainda algumas pomadas que, quando usadas com frequência. Por um longo período de tempo, fazem com que a condição regrida, podendo, até mesmo, devolver à pele sua cor. No entanto, isso pode levar meses para acontecer.
Como o estresse contribui para o desenvolvimento da doença, a realização de terapias também é uma ótima opção para quem possui essa doença. Assim, é possível controlar as emoções e, por consequência, a evolução do vitiligo.
Contudo, o tratamento é realizado de forma individual e deve ser feito segundo as necessidades do paciente.