Você já ouviu falar em urticária? Sabe do que se trata? Conhece os sintomas e como é feito o tratamento dessa doença? Caso sua resposta tenha sido negativa em algum desses questionamentos, não se preocupe, neste post do Brasil 123, você vai entender o que é a urticária e como aliviar os sintomas.
O termo urticária está relacionado a alterações da pele que, inicialmente, se manifestam como erupções cutâneas que podem se estender por todo o corpo, sendo acompanhadas de muito prurido. Mas as erupções podem mudar de localização e não deixam lesões na pele.
O que é urticária?
A doença se caracteriza por uma reação alérgica que provoca vergões e inchaço na pele. Esses vergões são lesões de cor vermelha que aparecem quando o indivíduo é exposto a alguns tipos de alimentos, tecidos, estresse emocional, dentre outros. Além disso, essa irritação é acompanhada de prurido.
Apesar dela aparecer mais comumente em indivíduos adultos e crianças, ela também surge em jovens, podendo, inclusive, acometer bebês em seus primeiros meses de vida. As lesões que acometem a pele na urticária costumam desaparecer em algumas horas, surgindo em outra área.
Sinais e sintomas da doença
Geralmente, os sinais e sintomas da urticária são:
Surgimento de pápulas – lesão mais rígida da pele com elevação, de cor avermelhada, tendo o centro mais claro e bordas mais avermelhadas; além disso, quando pressionadas essas pápulas tendem a ficar mais claras; elas costumam causar muitas coceira e podem atingir todo o corpo.
Em muitos casos a urticária se localiza em apenas uma região, sendo denominada urticária localizada. Assim, ela surge em regiões como: mãos, pernas, pés, pescoço, dentre outros. Mas a urticária não aparece em áreas como rosto ou face, muito menos na região da cabeça.
Quando as lesões acometem a camada mais profunda da pele pode apresentar também inchaço. Mas isso é mais comum em regiões mais sensíveis, como os olhos e a boca.
Se a urticária aguda estiver associada a outras condições de saúde pode ocorrer também febre. Mas a febre não é um sintoma característico de urticária aguda.
Como aliviar os sintomas?
O controle da urticária, ainda que não se saiba sua causa, pode ser feito no período entre 6 meses a 1 ano. Mas, para facilitar o diagnóstico e auxiliar o processo, é importante reconhecer quais são as causas que levam ao aparecimento das reações na pele. Além disso, é possível contar com o auxílio de medicamentos para aliviar os sintomas da urticária.
Para tratar urticária o indivíduo pode fazer uso de pomadas, comprimidos ou até mesmo injeções. Mas esses medicamentos devem ser prescritos pelo médico, que realiza a prescrição segundo o tipo de urticária que a pessoa apresenta.
Contudo, a maneira mais simples e eficaz de tratar a urticária é identificar o que causa os sintomas e evitar o contato. Em casos nos quais os sintomas se manifestam de forma grave é preciso procurar o atendimento médico de forma imediata, pois pode colocar em risco a vida do indivíduo.