Nos últimos anos ficou muito comum ouvir falar sobre a trombose, pois existem muitas doenças que contribuem para a ocorrência desse problema, inclusive, a Covid-19. Mas o que é a trombose e quais os principais tratamentos para esse problema de saúde? Isso é o que você irá aprender por meio da leitura deste post, por isso, leia com bastante atenção e descubra tudo o que você precisa saber sobre a trombose.
O que é a trombose?
A trombose é um problema de saúde diretamente relacionado à circulação sanguínea. Esse problema ocorre quando se forma um coágulo no sangue, denominado trombo, que provoca uma obstrução ou que dificulta a circulação sanguínea nos vasos. Os sintomas e a gravidade do quadro variam conforme o local em que essa doença ocorreu. Geralmente, ocorre inchaço, dificuldade para se movimentar, vermelhidão, dentre outros.
Além disso, a trombose pode se complicar quando um dos coágulos se desprende e percorre a circulação sanguínea, pois, nesse caso, é possível que o coágulo se instale nos pulmões ou no cérebro, o que leva à ocorrência de AVCs ou tromboembolismo pulmonar. Em contrapartida, em alguns quadros agudos o organismo realiza a dissolução dos coágulos por si só sem nenhuma complicação. Mas o problema surge quando o trombo ganha um volume maior ou quando a circulação sanguínea tem um bloqueio por um longo tempo, podendo deixar as veias e artérias inflamadas.
Tipos de trombose
Existem alguns tipos de trombose que são definidos de acordo com a localização do trombo. O tipo mais comum é a venosa profunda, ele afeta as verias que se localizam na região inferior do corpo. Como, por exemplo, coxas e panturrilhas. Já a trombose arterial ocorre quando o coágulo se instala nas artérias.
A trombose pulmonar ocorre quando um coágulo que se formou em alguma região do corpo se descola e percorre toda a circulação até se instalar no pulmão. Esse tipo de trombose é consideravelmente grave, pois pode provocar embolia pulmonar. Há ainda outra condição em que o trombo se descola de seu local de origem e atinge o cérebro, nesses casos, é originada a trombose cerebral, que pode provocar um AVC.
Quais os principais tratamentos para trombose?
Como a trombose ocorre devido à formação de um coágulo, o tratamento é realizado por meio da administração de anticoagulantes. No entanto, não são os anticoagulantes que realizam a dissolução do coágulo, mas o próprio organismo. O anticoagulante realiza o bloqueio das reações químicas que provocaram a ativação do processo de coagulação sanguínea.
Quando essa doença está em seu estágio agudo, o medicamento visa evitar a formação de novos coágulos e diminui o tamanho da trombose. Isso faz com que as chances de que o indivíduo desenvolva essa doença pulmonar diminuam. Em seguida, estabelece a manutenção do tratamento, que visa impedir também que outro coágulo se forme. Porém, para que a finalidade do tratamento seja alcançada é necessário dar início o mais rapidamente possível, devendo se manter pelo tempo necessário para que o risco de trombose reduza.