Título prefixado é um investimento em renda fixa que conta com taxas de juros determinadas no ato da contratação desse produto. Ou seja, ao aplicar seu dinheiro na compra de um título prefixado, a pessoa saberá exatamente qual o rendimento que o seu capital terá no prazo em que foi estimado o investimento. Sendo assim, confira aqui no Brasil 123 mais sobre o que é título prefixado e quando investir.
Título prefixado
O tesouro direto pode ser uma boa escolha para quem deseja investir em título prefixado, já que esse investimento oferece uma ótima liquidez e uma boa rentabilidade nos dias atuais. Até porque, as taxas estão altas para conter a inflação, mas não falaremos sobre isso agora. O assunto aqui é quando investir em um título prefixado e por que isso vale a pena.
Como funciona o título prefixado
Pode-se dizer que o investimento em renda fixa por meio do Tesouro Direto é como um empréstimo feito para o Governo Federal. Ou seja, alguém que aplica nesse tipo de ativo está destinando o capital para os cofres públicos gastarem com a dívida do Governo Federal. Dessa forma, o dinheiro será trabalhado para que sejam pagos os juros para quem tem esse dinheiro aplicado.
Nesse sentido, ao investir em um título prefixado, a pessoa saberá qual o valor exato dos juros que irão incidir sobre o valor aportado nessa aplicação. Este, muitas vezes, está atrelado à taxa Selic como referência.
Essa taxa é a porcentagem cobrada pelo Banco Central para disponibilizar capitais para outras instituições financeiras como o Banco Itaú, por exemplo. Nesse sentido, ao aplicar seu dinheiro em um título prefixado a 10% ao ano. O investidor saberá que, depois de 12 meses, ele terá o seu capital e um montante de 1/10 do valor que investiu nesse prazo.
O cálculo é um pouco mais complexo, visto que esse tipo de aplicação conta com liquidez diária. Portanto, qualquer pessoa consegue sacar o dinheiro no mesmo dia em que foi aportado. Assim, é uma ótima ideia para quem busca segurança para a carteira de investimentos.
Quando investir no título prefixado
Agora que já entendemos como funciona o título prefixado, veja quando é um bom momento para fazer a aplicação nessa modalidade de investimentos. Afinal, será que vale a pena saber exatamente quanto você terá de rendimentos sobre o capital investido? Depende.
O que contribui para que você saiba quando investir no título prefixado é a taxa atual de juros. Esta, hoje em dia, está alta por conta da inflação. Atualmente, uma pessoa consegue aplicar seu capital e ter rendimentos na casa dos dois dígitos, visto que a Selic está em alta para conter o preço dos produtos que estão sendo vendidos.
Portanto, pode ser um bom momento para esse tipo de investimento, já que a possibilidade de ganhos é mais alta agora. Mas, nem sempre a taxa alta de rendimento é o único fator a ser considerado, portanto, estude bastante para saber a relação da inflação com os valores pagos pelo Tesouro Selic, já que o juro real, ou seja, aquele que realmente conta deve ser considerado para saber quando investir no tesouro prefixado.