Você já ouviu falar de termogênese antes. Este termo é frequentemente associado à queima ou eliminação de gordura. Mas isso não está totalmente correto. Na verdade, o termo simplesmente designa a produção de calor em seu corpo, que depende da temperatura ambiente.
A termogênese, portanto, ajuda a regular a temperatura do corpo. No entanto, esta é apenas uma pequena parte do seu metabolismo energético.
Por outro lado, a termogênese alimentar representa o consumo de energia gerada pela digestão, armazenamento e transporte de alimentos assimilados. Frequentemente, se chama de termogênese pós-prandial, ou seja, que ocorre após uma refeição, ou efeito térmico da alimentação.
Isso indica o quanto sua temperatura corporal aumenta após uma refeição. A termogênese alimentar é, portanto, o aumento da temperatura corporal e a liberação de calor pelo corpo. Portanto, adiciona-se ao seu metabolismo básico. Este fenômeno ocorreria cerca de 6 horas após a ingestão dos alimentos.
Termogênese alimentar e metabolismo energético
O metabolismo energético é a quantidade de energia que seu corpo usa diariamente. O consumo diário de calorias varia de indivíduo para indivíduo, pois depende da idade, sexo e genética.
A quantidade de calorias que você queima a cada dia depende principalmente de seu metabolismo basal e de seu gasto de energia. É o metabolismo basal que mais influencia o consumo de energia (60 a 75%). Isso garante o bom funcionamento do seu corpo em repouso.
Seu gasto de energia corresponde à quantidade de energia necessária ao seu corpo para realizar qualquer esforço que não faça parte das funções vitais do seu corpo. Portanto, você pode influenciá-lo adotando um estilo de vida ativo.
Pratique atividade física
Praticar atividade física facilita o gasto de energia. Em funcionamento, por exemplo, a produção de calor é muito maior. O aumento da temperatura corporal, então, se controla pela liberação de suor, que evita a hipertermia.
Consuma alimentos termogênicos
Alimentos que auxiliam no processo de termogênese incluem cafeína, chá verde e guaraná, entre outros. Conhecidos por suas propriedades de queima de gordura, portanto, eles aumentam significativamente o gasto de energia e aumentam o metabolismo.