O terçol ou hordéolo é provocado pela inflamação de glândulas próximas da borda externa das pálpebras. Quem já teve, sabe que ele pode ser motivo de muito desconforto no dia a dia.
O terçol surge de uma inflamação de causa infecciosa das glândulas sebáceas das pálpebras e se caracteriza clinicamente por nódulo inflamatório, doloroso, na região das pálpebras próximo à implantação dos cílios. A melhor solução é sempre buscar por um médico oftalmologista. ⠀
Causa
O terçol é comumente causado por infecção bacteriana. Pacientes com acne, rosácea, muita oleosidade na pele ou blefarite crônica (inflamação e descamação dos bordos palpebrais) têm mais tendência à formação de hordéolos (terçol).
Na maioria das vezes, o terçol não é grave, mas pode causar dor e incômodo durante a fase aguda, que dura de 1 dia a 7 dias, em média.
Sintomas
Dor e vermelhidão na região atingida são os principais sintomas e, apesar de não apresentar riscos à visão, é necessário tomar alguns cuidados para evitar a sua evolução:
1. Mantenha as mãos limpas;
2. Evite passar o dedo no local lesionado;
3. Não esprema o terçol.
Tratamento
O terçol é tratado como uma inflamação local. Geralmente, recomenda-se aplicar compressas mornas. É muito importante não manipular ou espremer o local. Se o inchaço e a dor forem intensos, procure um dermatologista ou oftalmologista. Em caso de blefarite, é preciso realizar o tratamento adequado.
Em alguns casos, o médico oftalmologista poderá prescrever colírios e pomadas específicos. Caso o terçol persista por mais de 1 semana, procure um oftalmologista para avaliar o quadro.
Como aplicar compressas
Aplique no terçol calor úmido, com uma compressa de água morna, por 10 a 15 minutos, de 3 a 4 vezes por dia. Você pode usar algodão para fazer a compressa de água morna.
Veja mais sobre o terçol aqui.
Amparar a visão é cuidar do seu bem mais precioso!