A sinusite é um tipo de inflamação que acomete os seios nasais, as áreas que circundam o nariz, os olhos e a testa. Mas, você já ouviu falar em sinusite bacteriana? Sabe quais são os principais sintomas dessa doença? Então, veja neste post do Brasil 123, o que é sinusite bacteriana. Conheça sintomas e tratamentos.
O que é sinusite bacteriana?
A sinusite bacteriana caracteriza-se pela inflamação dos seios nasais, da região do nariz, olhos e testa, que possui como agente causador as bactérias. Esse tipo de sinusite pode provocar mau hálito, sensação de cabeça pesada, bem como dor de cabeça e aumento da temperatura corporal – febre.
Esse tipo de doença costuma surgir após casos de gripes, resfriados ou crises de alergia. Isso porque esses problemas fazem com que as mucosas nasais fiquem sensíveis, assim, as bactérias conseguem penetrar mais facilmente nos seios nasais.
Os sintomas desse tipo de sinusite costumam perdurar por um período superior a 10 dias, e se parecem com os sintomas apresentados pela sinusite causada por vírus, alergias ou fungos.
Sintomas da sinusite bacteriana
Existem alguns sintomas característicos da sinusite bacteriana e conhecê-los é fundamental no momento de suspeita de algum diagnóstico, são eles:
- Congestão nasal;
- Dor ou sensação de pressão na região nasal;
- Dor ou pressão na região da testa, bem como na área que circunda os olhos e no maxilar superior;
- Corrimento no nariz;
- Muco na região da garganta;
- Dor de cabeça, que pode atingir também a região do pescoço;
- Dor no ouvido;
- Fadiga, febre, diminuição da sensação olfativa, tosse e espirros;
- Falta de fome, mau hálito, dor de dente.
Causas da sinusite bacteriana
Alguns fatores podem contribuir para que um indivíduo seja acometido pela sinusite bacteriana, pois fazem com que a sensibilidade das mucosas do nariz fiquem mais sensíveis, são eles: exposição ao tabaco, fumaça, desvio de septo, temperaturas baixas, umidade, fatores emocionais, como ansiedade e estresse.
A sinusite bacteriana não é transmitida entre as pessoas, logo, não é contagiosa. Por outro lado, a sinusite viral é contagiosa.
Como tratar sinusite bacteriana
Inicialmente, o diagnóstico dessa doença deve ser realizado por um médico, que realiza a avaliação de todos os sinais e sintomas, bem como o histórico de saúde do indivíduo. Contudo, a fim de complementar o diagnóstico, o profissional pode solicitar alguns exames complementares, como raio-x, tomografias, endoscopia nasal e bacteriologia.
À respeito do tratamento da sinusite bacteriana, este deve ser feito segundo as particularidades de cada paciente, levando em conta sua idade e seu estado de saúde. O tratamento da sinusite bacteriana visa combater as bactérias, de modo a aliviar os sintomas da sinusite.
Sendo assim, o médico é quem deve orientar a conduta do paciente. Ele pode, portanto, indicar o uso de medicamentos antibióticos e descongestionantes. Além disso, alguns remédios caseiros podem ser eficientes, como o chá de gengibre e algumas inalações caseiras que complementam o tratamento prescrito pelo médico.
Para aliviar os sintomas é possível ainda aplicar compressas quentes na região dos seios nasais, utilizar medicamentos anti-histamínicos, descongestionantes nasais e evitar fumaça ou poeira.