Atualmente, a relação com o ambiente de trabalho está prejudicando cada vez mais a saúde das pessoas e a síndrome de burnout é um sinal claro de que algo está errado com o modo de vida atual. Veja o que é síndrome de burnout aqui no Brasil 123.
Conhecida como desgaste profissional, a síndrome de burnout é uma situação marcada pelo cansaço físico extremo, além dos problemas emocionais e mentais que as pessoas acabam adquirindo na rotina exaustiva do dia a dia.
Isso ocorre com maior frequência em pessoas que precisam lidar com alta pressão e muitas responsabilidades no dia a dia como os professores e médicos, por exemplo.
Uma vez que esse problema pode levar até o estado de depressão profundo, saiba que é muito importante adotar algumas medidas para que esse problema não aumente cada vez mais. Portanto, veja mais sobre o que é síndrome de burnout e sua relação com o trabalho atualmente.
Sintomas da síndrome de burnout
A síndrome de burnout acontece, na maioria das vezes, em pessoas que trabalham sob pressão e que são responsáveis por diversos fatores. Por exemplo, um médico que precisa lidar, diariamente, com dezenas de pacientes em diversos estados clínicos.
Portanto, veja abaixo quais são os sintomas para que possa entender o que é síndrome de burnout e sua relação com o trabalho:
Negatividade constante
Pessoas que sofrem com síndrome de burnout costumam ser muito negativas. Portanto, se você sente que nada está dando certo e parece que tudo continuará dando errado, saiba que esse pode ser um sinal dessa síndrome.
Cansaço físico e mental
Pessoas que sofrem com síndrome de burnout também apresentam um cansaço extremo tanto físico quanto mental e, mesmo que a pessoa tenha uma boa noite de sono, essa sensação não tende a melhorar.
Falta de vontade
Um aspecto muito importante da síndrome de burnout é a falta de vontade para realizar atividades sociais comuns do dia a dia. Portanto, quem está se sentindo desmotivado para sair com os amigos ou realizar qualquer atividade no cotidiano pode estar passando por esse problema.
Sensação de incompetência
Muitas pessoas que passam pela síndrome de burnout podem pensar que são incompetentes para realizar atividades corriqueiras do dia a dia. Então, se você conhece alguém que está sempre se sabotando, saiba que ela pode estar passando por esse problema.
Qual a relação da síndrome de burnout com o trabalho
Assim como os sintomas acima, a relação da síndrome com o trabalho é ainda mais visível, pois uma das principais causas dessa doença é justamente o serviço realizado de maneira excessiva. com responsabilidades e pressão constante.
Portanto, caso note que uma pessoa demonstra quaisquer sintomas mencionados acima, saiba que ela pode estar passando por esse problema. Se ela não buscar ajuda, pode desenvolver até mesmo a temida depressão profunda.
Então, se você está passando por isso ou conhece alguém nessa situação, aconselhe procurar um psicólogo para que seja feito um tratamento.