Você sabe o que é o sapinho em bebês? Sabe o que pode causa e como tratar? Para tratar sapinho em bebês, uma doença causada pela proliferação de fungos na cavidade bucal, aposte na fruta romã, pois essa fruta possui propriedades anti-sépticas que melhoram o equilíbrio dos microorganismos dentro da boca da criança.
Apesar do consumo da bebida feita com a romã ser ótima para tratar sapinho em bebês, não deixe de procurar um pediatra. Afinal, o especialista em saúde das crianças pode indicar o tratamento com medicamentos antifúngicos em formato de creme como o famoso Miconazol ou Nistatina. Confira mais aqui no Brasil 123.
O que é sapinho em bebês?
Pais de primeira viagem que ainda estão conhecendo os primeiros cuidados com seus filhos, entendam que o sapinho em bebês é marcado por manchas esbranquiçadas que aparecem frequentemente na boca e na língua dos pequenos.
Isso ocorre em decorrência de um fungo que habita de forma natural no organismo das crianças, e sua proliferação se dá quando nota que a imunidade do bebê está baixa, situação que acontece quando o pequeno está consumindo antibióticos, por exemplo.
Como tratar sapinho em bebês
Como foi dito acima, antes de procurar qualquer tratamento caseiro para sapinho em bebês, busque consultar um pediatra. Este profissional da saúde pode indicar tratamentos mais eficazes baseados em medicamentos vendidos em drogarias.
No entanto, para amenizar a situação até que a consulta seja marcada, veja abaixo como tratar sapinho em bebês de forma caseira:
Prepare um chá de romã
Mencionado anteriormente, a romã é uma fruta capaz de livrar a boca dos fungos causadores do sapinho em bebês. Por isso, o primeiro método caseiro de tratamento para sapinho é a preparação de um chá com as cascas dessa fruta tão benéfica para nossa vida.
Dito isso, separe as cascas de 1 romã e misture em 250 ml de água e leve para ferver. Depois que atingir a temperatura de ebulição mantenha por mais 10 minutos assim.
Então, molhe uma gaze nesse chá depois que esfriar e coloque sobre as manchas brancas da boca da criança e deixe agindo durante 10 minutos.
Em seguida, peça para a criança beber água e lave bem a boca. Repita esse procedimento até 4 vezes por dia dependendo do grau de sapinho que o bebê está tendo no momento.
Limpeza com bicarbonato
O bicarbonato de sódio é uma das formas para tratar sapinho em bebês de forma caseira, visto que esse ingrediente elimina o excesso de organismos causadores do problema facilmente.
A saber, recomendamos o uso de apenas 1 colher de bicarbonato de sódio em 1 xícara de água. E depois de misturar, faça a aplicação com o auxílio de uma gaze sobre as manchas brancas que caracterizam a doença causada pelos fungos.
Caso o bebê ainda esteja em fase de amamentação, saiba que é importante fazer a higienização do seio com essa mistura antes e depois que o bebê mamar. Afinal, a principal causa para o aparecimento de sapinho em bebês recém nascidos é decorrente do contato com os seios.