A gengiva é responsável pela proteção da raiz dentária, com tecidos que protegem nossos dentes de agressões e da ação de doenças dentárias.
A retração gengival é uma resposta da gengiva a alguma agressão que tenha sofrido, como a gengivite ou outra lesão bucal. Neste estado a gengiva diminui de volume, ficando cada vez menor e não protegendo os dentes como deveria.
Assim, a gengiva retrai, deixando partes sensíveis expostas e sujeitas a outras lesões mais graves e favorecendo o aumento da sensibilidade dos dentes.
Entretanto, algumas dicas podem ser úteis na identificação e tratamento da retração gengival.
O que causa a retração da gengiva?
Entre os fatores que podem causar a retração gengival, alguns podem ser evitados tomando cuidado ao mastigar ou mesmo escovar os dentes.
Traumas na gengiva
Ao mastigar alimentos mais duros pode acontecer a retração da gengiva. Porém, lesões causadas por baques ou cortes, fazem com que o tecido da gengiva diminua gradativamente. Ao se recuperar da lesão ele cresce em menor volume causando a retração da gengiva.
Doenças bucais
A gengivite é a inflamação da gengiva causada pela ação de bactéria. Normalmente a ação dessas bactérias a longo prazo deve causar pequenas lesões no tecido da gengiva que retrai diminuindo sua função de proteção dos dentes.
Outra doença causadora da retração gengival é a periodontite, que diferente da gengivite, se estende para além da gengiva, alcançando outros tecidos que sustentam os dentes.
Escovação com muita força
Ao usar força desnecessária durante a escovação, podem ser causadas lesões no tecido da gengiva. Existia um mito que para uma escovação adequada deveria se usar bastante força.
Contudo, sabe-se que o uso da escova e dos movimentos corretos é suficiente para uma boa escovação. Isso evita que no ato da limpeza sejam causados traumas que favoreçam a retração da gengiva.
O que a retração da gengiva pode causar?
Muitos problemas bucais podem ser causados em virtude da retração gengival. Entre os diversos malefícios podemos citar: hipersensibilidade, acúmulo de bactérias, gengivite, periodontite, formação de bolsas na gengiva.
Além disso, com a raiz dos dentes expostas, é possível que haja o surgimento de erosões, o desgaste que acontece em virtude da perda de minerais na estrutura dentária.
Como é o tratamento da retração gengival?
Então, mesmo com todas essas complicações, a retração da gengiva tem tratamento. Em estágio com muito avanço, identificando a sua causa, pode eliminar o que está causando a retração para que a gengiva se recupere naturalmente. O uso de escova com cerdas macias também é uma boa prática para reduzir as agressões ao tecido da gengiva.
Para casos onde a perda do tecido já está muito grava, podem ser feitos tratamentos que inclui plástica gengival, com o propósito de recuperar o tecido através de enxertos no local. Além disso, aplicações de resinas, lentes ou facetas para proteger a raiz dos dentes podem ser necessárias para uma completa recuperação.
Contudo, a consulta a um especialista recomenda-se em todos os casos. Pois, ele fará um diagnóstico preciso e indicará o melhor tratamento a ser feito.