Hoje, tem se tornado cada vez mais comum a realização de exames de próstata pelos homens que possuem idade para tal. Apesar de muitos homens ainda apresentarem certa resistência ao fazê-lo, as campanhas de conscientização, como, por exemplo, o novembro azul, têm feito com que muitos deles entendam a importância de ter um acompanhamento sobre esse assunto. Mas o que é próstata aumentada e como tratar?
A identificação precoce de alterações na próstata é fundamental para realizar o tratamento de forma efetiva. Afinal, quando não tratada, a próstata aumentada pode causar uma série de complicações na vida do homem. Se você deseja entender melhor sobre isso, veja aqui o que é e como tratar.
O que é próstata aumentada?
A próstata aumentada, também denominada hiperplasia benigna da próstata é um problema que atinge homens com idade superior a 50 anos. Essa alteração atinge a grande maioria dos homens, conforme eles vão envelhecendo. Apesar de a próstata aumentada ser uma hiperplasia benigna, ela também pode sinalizar problemas graves, como, por exemplo, o câncer de próstata. Por isso, é imprescindível realizar o exame.
O crescimento da próstata faz com que a uretra fique comprimida, por isso, o homem pode sentir alguns incômodos quando for urinar e, pode também, sofrer algumas alterações que interferem no funcionamento de rins e bexiga. Vale a pena salientar que a próstata aumentada não é um câncer de próstata, porém, ela pode evoluir para o câncer.
O que causa esse problema?
Agora que você já entendeu o que é a próstata aumentada, entenda quais são as causas desse problema. De uma forma geral, a hiperplasia benigna de próstata é a principal causa da próstata aumentada. No entanto, esse aumento no tamanho da próstata também pode sinalizar a presença de outras doenças, como a postatie ou câncer, como mencionado anteriormente.
Principais sintomas
Como a próstata se encontra em íntima relação com as estruturas do sistema urinário, é muito comum que os indivíduos sintam problemas relacionados a isso. Então, o homem pode ter dificuldade para urinar, o jato de urina pode sair fraco, pode também apresentar necessidade de ir ao banheiro frequentemente e pode apresentar a sensação de que a bexiga sempre está cheia.
Como tratar próstata aumentada?
Para definir o melhor tipo de tratamento é necessário avaliar cada caso em particular, pois o tratamento varia conforme a gravidade do problema e conforme a causa. Na hiperplasia benigna da próstata, geralmente, é feita a prescrição de medicamentos para que a próstata diminua de tamanho e para que os sintomas sejam aliviados.
Em casos mais graves, a recomendação é fazer a cirurgia para remoção da próstata.
Quando o indivíduo se encontra em um quadro de prostatite é necessário entender a origem da inflamação. Em alguns casos, a inflamação decorre de infecção bacteriana, por isso, a prescrição de antibióticos é fundamental.
Quando a próstata aumentada indica a presença de câncer, o tratamento consiste, em grande parte das vezes, na remoção da próstata por meio de cirurgia. Além disso, dependendo de como o câncer se encontra, pode ser necessário realizar quimioterapia ou radioterapia.