O pólipo nasal é um crescimento atípico do tecido que reveste o nariz e que tem semelhança com pequenas uvas que se grudam no interior dele. Apesar de algumas pessoas desenvolverem no início do nariz e ser visível, a maioria cresce nos canais do interior do membro e, quando não são observados, levam à sensação de entupimento e causam dores de cabeça persistentes.
Veja o que é pólipo nasal e como tratar
Alguns pólipos nasais podem não apresentar sinais e, portanto, não são identificados facilmente. No entanto, alguns apresentam vários sintomas e precisam ser removidos por meio de processo cirúrgico.
Desse modo, sempre que você imaginar que contraiu pólipo nasal, procure um otorrinolaringologista para confirmar o diagnóstico e dar início ao tratamento indicado para aliviar os sintomas.
Quais os sintomas de pólipo nasal?
Para ter certeza do diagnóstico de pólipo nasal é preciso consultar um médico especialista na saúde do nariz, mas também é possível notar o aparecimento de alguns sintomas mais comuns. Um deles é a sinusite crônica que demora mais de 12 semanas para desaparecer completamente, enquanto outros podem incluir:
- Coriza frequente;
- Sensação de entupimento do nariz;
- Redução da capacidade de cheiro e paladar;
- Dor de cabeça constante;
- Ronco na hora de dormir.
Ainda existem alguns tipos de casos em que o pólipo nasal é muito pequeno e, por causa disso, não causa qualquer tipo de alteração e não provoca sintomas aparentes. Nesse caso, eles acabam sendo identificados em exames de rotina e, muitas vezes, o tratamento é menos invasivo.
Como confirmar o diagnóstico?
O otorrinolaringologista pode avaliar a existência de um pólipo nasal por meio dos sintomas apresentados e relatados pelo próprio paciente considerando até mesmo o histórico clínico dessa pessoa. No entanto, a melhor forma de ter uma confirmação do diagnóstico é por meio de exames como endoscopia nasal e tomografia computadorizada.
Além disso, caso a pessoa relate a presença de sinusite crônica, o especialista na área da saúde pode solicitar um exame para confirmar se o paciente tem alergias, porque assim consegue descartar uma das causas mais comuns desse problema. Por isso, se você já sabe que é alérgico a algum produto, saiba que esse pode ser um fator que causa o pólipo nasal.
Pólipo nasal pode virar câncer?
De modo algum, o pólipo nasal não pode virar câncer, porque se trata de um tecido benigno que cresce no interior do nariz. Ou seja, suas células não atacam as células mais saudáveis do organismo, situação que configura o câncer. No entanto, isso não quer dizer que a pessoa não possa desenvolver o câncer de pulmão por causa da dificuldade respiratória causada, especialmente, pelo consumo de cigarros.
Causas do pólipo nasal
Na maioria das vezes, esse problema acomete pessoas que já possuem problemas respiratórios que causam irritação constante da mucosa interna nasal. Desse modo, alguns fatores que aumentam a possibilidade dessa enfermidade incluem a sinusite, asma e rinite alérgica. Por isso, agora que já sabe o que é pólipo nasal, saiba que o tratamento deve ser indicado pelo otorrinolaringologista.