A pitiríase é uma doença de pele marcada pelo aparecimento de manchas escamosas sobre a pele de cor vermelha ou rosada. Essas manchas surgem primeiramente no tronco e vão se espalhando para todo o corpo até desaparecerem sozinhas entre 6 e 12 semanas, em média. Veja mais sobre o que é pitiríase e os tratamentos adequados.
Na maioria das vezes, o surgimento de uma mancha com várias menores em volta é comum e, as primeiras são chamadas de manchas-mães. Em geral, isso acontece apenas uma vez na vida, na primavera ou no outono. No entanto, existem pessoas que relatam o aparecimento dessas marcas durante o ano inteiro.
O tratamento depende de uma indicação do dermatologista, especialista em saúde da pele que vai indicar a medicação correta para aliviar os sintomas, já que as manchas costumam desaparecer sozinhas depois de alguns dias.
Quais os sintomas de pitiríase?
O sintoma mais constante de pessoas que são diagnosticadas com pitiríase é o aparecimento de uma pequena mancha rosa ou vermelha sobre a pele com 10 cm de diâmetro, em média. Além disso, essa manchinha pode vir acompanhada de outras marcas menores que, por sua vez, levam até dois dias para desaparecerem por completo.
Apesar disso, ainda existem pessoas que relatam sintomas como:
- Febre acima de 38°C
- Dor estomacal
- Dor de cabeça forte
- Dor nas articulações
- Mal estar
- Perda de apetite
- Manchas vermelhas ou rosas sobre a pele
Todas essas alterações precisam ser observadas e devidamente analisadas por um dermatologista para que seja realizado um diagnóstico preciso antes de iniciar qualquer tratamento correto.
Quais as causas possíveis de pitiríase?
De acordo com a ciência, ainda não existe uma causa específica para o aparecimento e posterior desaparecimento dessas manchas. No entanto, é possível que a pitiríase ocorra por um vírus que causa uma infecção leve e ligeira na pele.
A boa notícia é que esse vírus não é transmitido de uma pessoa para outra, já que não existem casos relatados desses problema em transmissões interpessoais. Por isso, as pessoas que relatam de forma recorrente o aparecimento dessas manchas precisam de um acompanhamento de perto, pois o dermatologista precisa indicar tratamentos variados de acordo com cada necessidade. Confira:
Como tratar pitiríase?
Em geral, a pitiríase desaparece com o tempo depois de, no máximo, 12 semanas, mas caso apareçam coceiras e desconfortos na região afetada, veja as formas de tratar pitiríase logo abaixo:
- Creme emoliente: usado para hidratar a pele de forma profunda e para acelerar o processo de cicatrização natural do tecido. Os mais indicados são Mustela ou Noreva;
- Creme com corticóide: usa-se os cremes com corticoides como hidrocortisona e betametasona para alívio da coceira e redução do inchaço causado na pele;
- Antialérgicos: hidroxizina ou clorfenamina são os mais indicados para aliviar a coceira e ter de volta um sono melhor.
Quando não notar melhoras, saiba que o médico pode aconselhar o tratamento com raios ultravioleta na região afetada por meio de um aparelho especial. Desse modo, as manchas somem rapidamente. Em alguns casos, as manchas podem demorar até dois meses para desaparecer e não deixam qualquer cicatriz com sequela.