Hoje contaremos para você o que é pé, mão e boca e como tratar.
Muitas pessoas ainda não conhecem essa doença, que devido aos sintomas serem muito parecidos, muitas vezes é confundida com uma gripe ou resfriado normal.
No entanto, a doença pé-mão-boca, tem seu próprio vírus causador e transmissor, e seu próprio modo de tratamento. Além disso, os sintomas podem ser um pouco mais incômodos do que os da gripe e resfriado.
Por isso, nós reunimos algumas das principais informações sobre essa doença para que você conheça melhor e saiba identificá-la, se acaso você ou algum membro de sua família entrar em contato com o vírus.
Se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, então não deixe de ler até o final, para obter todas as informações que precisa sobre a doença pé-mão-boca!
O que é a doença pé-mão-boca?
Conforme já dissemos anteriormente, o pé-mão-boca é uma doença viral. Isto é, que se origina por meio do contato do indivíduo com um vírus, que neste caso é o Coxsackie, da família dos enterovírus, os quais são aqueles micro-organismos que habitam a região do aparelho digestivo. Ademais, causam males e sintomas na boca, esôfago, estomago e intestino.
Essa doença tem esse nome devido às lesões que aparecem mais comumente nos pés, nas mãos e na boca. Essas lesões são pequenas feridas de bordas avermelhadas e centro amarelo, muito dolorosas, principalmente as que saem na boca.
No entanto, alguns pacientes podem apresentar essas lesões em outras partes do corpo, como nas coxas e nádegas.
Além disso, a doença pé-mão-boca é mais comum em crianças de até 5 anos, sendo muito raro o contágio ser feito entre os adultos.
Sintomas da doença pé-mão-boca
Além das lesões já citadas acima, essa doença ainda pode apresentar outros sintomas, tais quais:
- Febre alta antes do surgimento das lesões;
- Mal-estar;
- Vômito e diarreia;
- Dificuldade de engolir;
- Muita salivação;
- Dores no corpo.
Além disso, algumas pessoas ainda podem apresentar dores de cabeça e falta de apetite, devido à febre e das lesões.
Como tratar a doença pé-mão-boca?
Ainda não existe um antibiótico específico para esse vírus, por isso, o tratamento é feito nos sintomas, com analgésicos, antitérmicos e chás que ajudam o organismo a se livrar do vírus e restabelecer a saúde do aparelho digestivo.
Também é possível administrar pomadas com efeitos analgésicos e anti-inflamatórios diretamente sobre as lesões, para aliviar a dor e fazer com elas sequem mais rapidamente.
É muito importante se precaver com a contaminação, pois, por se tratar de uma doença viral, a pé-mão-boca é altamente contagiosa. Ademais, pode se transmitir pelo contato com saliva e fezes da pessoa que se infectou. Por isso, talheres e objetos pessoais não devemos compartilhar e é indispensável higienizar as mãos todas às vezes que tiver contato com o paciente.
Os sintomas costumam desaparecer de 5 a 7 dias depois do surgimento das lesões, e é necessário repouso, hidratação e isolamento para que o vírus seja eliminado seguramente.
Agora que você já sabe o que é essa doença e como tratar, é só ficar de olho nos sintomas e procurar um médico todas às vezes que julgar necessário!