O tratamento para osteoporose deve ser feito para trazer o fortalecimento para os ossos. Por isso, é muito comum que as pessoas que sofrem com essa doença consumam muitos alimentos ricos em cálcio e vitamina D. Mas esse tipo de suplementação deve ser feita sob orientação médica. Saiba, aqui no Brasil 123, o que é osteoporose e veja os tratamentos.
Algumas recomendações médicas incluem a prática regular de exercício moderado, assim como a mudança de práticas que não são saudáveis para a saúde dos ossos, como o consumo de álcool, tabaco, entre outras drogas.
Por causa disso, as pessoas precisam de uma equipe multidisciplinar como ortopedista, endocrinologista, fisioterapeuta, geriatra, nutricionista, psicólogo e preparador físico para entrar em conjunto com o tratamento.
Então, quando os sintomas forem notados, como fraturas recorrentes e dores constantes pelo corpo, saiba que é preciso procurar o médico para fazer uma avaliação da possibilidade de ser osteoporose.
Abaixo, citamos os tipos de tratamento adequados para osteoporose, portanto, veja mais sobre o assunto:
Saiba como tratar osteoporose
Existe uma série de tratamentos que são indicados para osteoporose, mas o segredo para o sucesso está no diagnóstico feito com antecedência. Pois somente depois de saber do que se tratam suas dores, você deve recorrer aos seguintes tratamentos:
Uso de medicamentos
Os remédios usados para tratar osteoporose só podem ser vendidos com indicação médica e assinatura dos farmacêuticos, visto que eles contam com as seguintes substâncias:
- Calcitonina injetável ou inalatória que impede que a quantidade de cálcio fique alto demais na corrente sanguínea;
- Ranelato de estrôncio, para o aumento da estrutura óssea;
- Teriparatida injetável para redução da ocorrência de fraturas ósseas;
- Suplemento de cálcio e vitamina D, para reposição dos níveis dos nutrientes essenciais para saúde óssea.
Como foi dito acima, o uso desses remédios deve ser prescrito por profissionais da saúde, pois o uso incorreto pode causar problemas sérios.
A fim de diminuir a perda de massa óssea, o médico também poderá indicar uma densitometria óssea anual, em que o paciente deverá fazer um ajuste na dose dos medicamentos de acordo com a necessidade atual.
Prática de atividades físicas
Depois do uso dos medicamentos, a prática de atividades físicas é uma ótima aliada para o fortalecimento dos ossos. Pois além de favorecer a entrada de cálcio nos ossos, também evita que a perda da densidade óssea prejudique o equilíbrio, evitando quedas e aumentando as chances de fortalecimento da estrutura do esqueleto.
Para atingir essas vantagens que somente a atividade física proporciona, você precisa caminhar, no mínimo, 40 minutos durante 3 vezes na semana. Uma boa atividade para melhorar ainda mais a saúde óssea é a prática de musculação.
Em geral, indica-se os exercícios com o primeiro tratamento contra osteopenia, antes que a osteoporose atinja seu corpo, porque quando a doença já está avançada, o tratamento ficará por conta dos medicamentos.
Então, mesmo que ainda não sinta dores, saiba que a prática de exercícios físicos serve até mesmo para evitar o aparecimento futuro da osteoporose.