O Banco Central aprovou na última quinta-feira, 24, as resoluções que regulamentam o Open Finance. Tida como a evolução do Open Banking, essa nova modalidade de serviços e compartilhamento de informações busca ajudar os clientes a ter serviços mais exclusivos. Isso porque, agora, bancos terão acesso aos seus dados e, com isso, podem oferecer serviços melhores de acordo com o seu momento de vida.
Apesar disso, muitas pessoas veem isso com outros olhos, alegando que é uma invasão da privacidade do cidadão. Contudo, para começar a valer para você, é preciso que você autorize o Opem Finance no seu banco. Por isso, vamos falar se vale a pena, ou não, essa modalidade de serviços financeiros.
Afinal, o que é Open Finance?
Open Finance, a evolução do Open Banking, é o compartilhamento de informações entre bancos. Com os dados em mãos, essas instituições sabem o que você mais faz com o seu dinheiro e, com isso, podem oferecer serviços melhores para você. Apesar disso, a regra ainda não está em vigor e precisa de alguns ajustes por parte do Banco Central.
Na prática, isso significa que você poderá receber diversas propostas de diferentes bancos para os produtos financeiros que eles têm. Por isso, se você usa bastante os empréstimos, é possível que, com o Open Finance, você consiga receber propostas com juros menores. Por outro lado, esse sistema permite que você movimente as suas contas através de apenas um banco, tudo isso de forma bastante segura. Isso porque só entra no compartilhamento aquelas empresas autorizadas pelo Banco Central.
Diante disso, é possível melhorar muito a sua vida financeira para que você tenha ainda mais vantagens. Ainda, o Open Finance pode facilitar a sua aprovação em um cartão de crédito ou conta digital, dado que, com os seus dados, é possível saber tudo sobre você.
É vantajoso?
Apesar disso, o Open Finance não é vantajoso para muitas pessoas. Isso porque os produtos bancários são quase sempre os mesmos e, com isso, você pode buscar essas informações. Por outro lado, com seus dados em mãos, os bancos podem trabalhar com taxas menores, dado que isso traz mais confiança a essas instituições.
Contudo, se você não usa empréstimos, crédito imobiliário ou financiamentos em geral, provavelmente o Open Finance não é para você. Por outro lado, se você tem alguns empréstimos e está buscando um financiamento para a casa própria, isso pode ajudar você a ter taxas ainda menores. Vale lembrar que você pode autorizar e desautorizar o uso dos seus dados a qualquer momento, fazendo isso a partir de uma instituição financeira vinculada ao Banco Central.
Ainda, o Open Finance se diferencia do Open Banking por compartilhar ainda mais dados. Com o Open Banking, você compartilha apenas dados de bancos. No Open Finance, você também compartilha dados de seguradoras, corretoras, empresas de câmbio, entre outras. Isso permite que você tenha diversas vantagens em diferentes bancos, caso esteja procurando por isso.