Com a invasão da Ucrânia por parte da Rússia, uma das sanções mais esperadas pelos países do ocidente é a retirada do país asiático do sistema SWIFT. Analistas afirmam que isso prejudicará muito a economia russa, principalmente por inviabilizar as exportações e importações de produtos de países parceiros da Rússia. Essa medida terá forte impacto, também, na economia do mundo.
Contudo, pouco se sabe sobre o que é o SWIFT. Por isso, nesse texto vamos falar sobre o que é esse sistema, como ele já atua na sua vida atualmente e porque ele está sendo alvo de sanções para prejudicar a Rússia nesse momento.
O que é o SWIFT?
Mesmo que seja um sistema desconhecido do público em geral, o SWIFT é um dos meios mais importantes do mundo na questão de transferência de valores. Isso porque ele comunica as diferentes economias, sejam elas parceiras ou não. Dessa forma, ele é importante para que o mundo tenha trocas comerciais e que produtos cheguem e saiam de um país.
Isso porque o SWIFT é um sistema de transferência internacional padronizado. Com ele, bancos e empresas podem receber e enviar dinheiro externo. Por isso, o sistema é muito usado para importação e exportação de produtos. Como ele é padronizado, todos os bancos do mundo podem possuir seus próprios códigos para fazer parte dessa grande rede. Ainda, é possível fazer qualquer operação de câmbio com esse sistema, convertendo qualquer moeda em outra em poucos minutos. O termo é uma sigla em inglês de Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication. Outro nome desse sistema é BIC, de Bank International Code.
Com isso, os Estados Unidos e a OTAN preparam uma sanção relacionada ao SWIFT, que pode afundar a economia da Rússia. Contudo, analistas afirmam que isso demanda tempo, dado que características da economia russa impedem que ela tenha um impacto no curto prazo.
Rússia será banida do sistema?
As alianças internacionais querem banir os russos de usarem o SWIFT ainda nessa semana. A ideia é uma represália às invasões à Ucrânia e pode, de fato, prejudicar a economia russa no médio prazo. Além disso, Joe Biden e seus aliados preparam mais sanções, que devem ser anunciadas ainda hoje.
Na prática, o banimento da Rússia do SWIFT impedirá que ela exporte e importe produtos de qualquer país do mundo. Com isso, as empresas russas devem sofrer, o que gera desemprego e tende a prejudicar a própria existência do governo de Putin. Dessa forma, os Estados Unidos acreditam que podem acabar com a guerra prejudicando a economia do país asiático.
Contudo, analistas afirmam que isso demandará tempo, dado que Rússia e China têm uma parceria comercial forte. Com isso, os russos negociariam com a segunda maior economia do mundo, o que diminui os impactos internacionais. Porém, alguns setores devem sofrer da mesma forma e, por isso, os governos do ocidente querem tirar a Rússia do SWIFT.
Atualmente, bancos do mundo todo usam o sistema para fazer operações de câmbios. Com isso, a retirada da Rússia enfraquecerá a moeda do país e dificultará o comércio de produtos com o país asiático.