O pix foi criado pelo Banco Central para facilitar a vida do brasileiro, de forma que não seja necessário o uso de dinheiro. Por um lado, evita a emissão de papel moeda e por outro obriga os bancos tradicionais a reduzir as suas taxas de serviços. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos explicar o que é o pix parcelado e como funciona.
O que é o pix parcelado?
É uma maneira de crédito pessoal dado pelas instituições financeiras para que o consumidor faça o pagamento do pix à vista para o credor, e negocie com o banco o valor em parcelas. Esta forma de pagamento é tributada, pois o banco paga a vista para o credor o valor total, e estabelece uma relação com o banco para pagamento parcelado, acrescido de juros.
Mas, atenção: o pix normal não é tributado, mas se você fizer parcelamento com o banco, será tributado como se fosse um empréstimo ou um crédito pessoal. Para liberar o dinheiro de forma parcelada, o banco fará uma análise de crédito e do seu relacionamento com a instituição financeira, além de exigir que você seja correntista.
As possibilidades de parcelamento podem ser entre 12 e 60 meses, e os juros mensais variam de acordo com o perfil do cliente bancário. Da mesma forma, o parcelamento poderá ser descontado da conta do correntista, ou através do cartão de crédito, dependendo da regra do banco.
Como funciona o pix parcelado?
Para fazer um pix parcelado, a pessoa:
- Realiza as compras e seleciona como forma de pagamento, o pix.
- Ao pagar o pix, você pode optar pela quantidade de parcelas que você deseja e a data de vencimento.
Se o pix parcelado estiver vinculado ao cartão de crédito, a data de vencimento é a mesma data do vencimento do cartão de crédito. Mas, se não estiver vinculado ao cartão de crédito, a data de vencimento é aquela da compra ou o consumidor pode escolher a melhor data.
- O seu credor receberá o valor integral do pix de maneira instantânea.
Cuidados necessários para usar o pix parcelado
É muito comum que você esqueça que fez o pix parcelado se ele não estiver vinculado ao seu cartão de crédito, e na hora do débito em conta, é bem provável que você não tenha o saldo suficiente. Sendo assim, o pix parcelado se torna uma grande armadilha para que você saia do seu orçamento financeiro. E fica muito pior, se você fizer vários pix parcelados durante o mês.
Então, é preciso que a pessoa tenha um excelente controle financeiro para dar conta de pagar estes parcelamentos em dia. Ademais, se isso não ocorrer, os juros são os mesmos do cheque especial, ou seja, os mais altos do mercado.
Analise conosco: o pix que está vinculado ao cartão de crédito, se não for paga a fatura em sua totalidade. Incorrerá em juros do crédito rotativo. Mas, se o pix parcelado estiver vinculado ao débito em conta, e não tiver saldo para débito. Os juros cobrados também são de crédito rotativo, ou seja, os maiores do mercado financeiro.