Como uma maneira de estimular a competitividade entre os bancos é que o open banking foi criado pelo Banco Central. Mas, você sabe o que é open banking? Assim, hoje, nós do Brasil 123, vamos indicar o que é open banking e quais as suas vantagens para os clientes finais.
O que é o open banking?
O open banking são regras e tecnologias que permitem ao consumidor final dos bancos, compartilhar seus dados e serviços entre as agências bancárias. Para tanto, utilizará a integração dos sistemas bancários a partir da aprovação do cliente final, e a solicitação deverá ser renovada a cada ano.
Assim, os clientes das instituições bancárias deverão solicitar para ela, que faça o compartilhamento das suas informações pessoais.
Saiba que o open banking já existe em diferentes países, tendo sua origem no Reino Unido, em 2018. Já se tem informações que existe a implantação deste sistema na Austrália e na Índia. Outros países como os Estados Unidos, Canadá e Rússia estão em processo de estudo para implantação nos sistemas financeiros dos países.
Quais são os dados compartilhados entre as instituições financeiras no Brasil?
Os dados que estão sendo compartilhados no Brasil são:
- Dados pessoais: Nome, CPF/CNPJ, endereço, telefone, entre outros.
- Dados das transações já informadas no banco: renda, faturamento, perfil de consumo, capacidade de compra, conta corrente, entre outros.
- Dados sobre uso de produtos e serviços: empréstimos pessoais, financiamentos, CDCs, investimentos, entre outros.
Contudo, estes dados somente poderão compartilhar com a autorização do cliente.
O que muda para o cliente na utilização do open banking?
A partir do momento que o cliente tem o controle sobre autorizar o compartilhamento de dados, ele obterá a facilidade de abrir contas e contrair para si, produtos e serviços nos diversos bancos.
Este fato, sem o uso do open banking, se torna mais difícil, uma vez que o cliente, apesar de ser correntista de um certo banco a muito tempo, e ter histórico de “bom pagador”, se quiser abrir conta em outro banco, ele terá que começar a comprovar o seu histórico de “bom pagador” do início. Com o open banking, isso não será necessário, uma vez que o novo banco terá acesso ao seu histórico de “bom pagador” do banco em que sua conta é antiga.
Para os bancos e fintech, a competitividade aumenta, pois o cliente terá mais opções de escolha dos produtos e serviços oferecidos. Podendo, então, optar pela melhor oferta.
A tendência é que os produtos e serviços oferecidos sejam de maior qualidade e com menor custo, uma vez que a concorrência no setor financeiro está mais acirrada.
Assim, o open banking, utilizado pelos clientes finais, irá incentivar que os sistemas financeiros se inovem e apresentem novas opções de produtos e serviços. Com a intenção de redução de custo e melhoria dos serviços.
O open banking veio juntamente com o regramento do pix, que já gerou uma redução significativa nas taxas de operações de TED e DOC que oferecem e cobram pelos bancos.