Você sabe o que é o melão de São Caetano? Essa planta, apesar do nome, não é um melão e possui muitas propriedades medicinais. E hoje, aqui no Brasil 123, vamos te contar tudo sobre ela, suas aplicações, benefícios e modos de usar. Portanto, não deixe de ler até o final e não perca nenhuma dica!
Saiba mais sobre o melão de São Caetano
Primeiramente, o melão de São Caetano (Momordica charantia) é originário da África tropical e de partes da Ásia. Ele é uma erva daninha, trepadeira, da família das cucurbitáceas, e pode ser encontrado em todas as partes do Brasil, pois é muito adaptável.
Ele também é conhecido como fruta de cobra, erva das lavadeiras, melãozinho, pepino amargo, etc. Seu fruto parece uma espiga de milho imatura, é verde, oblongo e tem um aspecto enrugado.
Já a sua rama, possui um odor desagradável, folhas palmatífidas e florzinhas amarelas. Apesar de não ser uma planta muito atraente ou decorativa, o melão de São Caetano possui muitas substâncias com propriedades terapêuticas, como veremos a seguir.
Propriedades e indicações do melão de São Caetano
O melão de São Caetano contém em sua composição, vários ativos que, ingeridos ou aplicados topicamente, ajudam a tratar diversas enfermidades. Assim, dentre seus principais componentes medicinais, podemos citar:
- Primeiramente, ácidos graxos;
- Cera vegetal;
- Ácido momórdico;
- Aminoácidos;
- Proteínas;
- Esteróides;
- Carotenóides;
- P-insulina;
- Por fim, glicosídeos.
Essas e outras substâncias contidas nessa planta atuam no tratamento e prevenção de:
- Irregularidades do ciclo menstrual;
- Doenças autoimunes;
- Alta na taxa do colesterol;
- Febre;
- Tumores;
- Tosses carregadas;
- Reumatismo;
- Inflamações gastro-hepáticas;
- Úlceras;
- Verminoses;
- Hipertensão;
- Obesidade, etc.
Sendo assim, consumir o melão de São Caetano traz muitos benefícios, e vamos te mostrar como consumi-lo no tópico seguinte.
Como consumi-lo
Todas as partes da planta do melão de São Caetano contém propriedades medicinais. Sendo assim, você pode usá-las de diferentes formas:
- Fruto:
O fruto é bem amargo, mas sua polpa fica com sabor mais agradável depois de maduro. Você pode usar essa polpa para preparar receitas fritas, assadas, refogadas, como saladas e para fazer conservas tipo picles, por exemplo.
Ele tem um baixo teor calórico e é rico em fibras. Portanto, você pode comê-lo sem culpa para poder aproveitar seus benefícios.
- Folhas:
As folhas do melão de São Caetano podem ser usadas para preparar chás e garrafadas. Então, para fazer chá com ele, basta você ferver as folhas com água, na proporção de 10 gramas para cada litro de água e beber aos poucos.
Mas se você quiser usar o melão de São Caetano para uso tópico, pode macerar algumas folhas e colocar de molho no álcool por alguns dias. Em seguida, é só aplicar a mistura sobre contusões e feridas fechadas.
- Talos e galhos:
Os talos e galhos do melão de São Caetano podem ser usados da mesma forma que as folhas, como chá ou garrafadas.
Existem remédios comprados à base dessa planta?
Sim. Muitas empresas farmacêuticas produzem fórmulas sintetizadas do melão de São Caetano, em forma de cápsulas. Desse modo, você pode consumir este fruto e usufruir de seus benefícios sem precisar enfrentar o seu sabor amargo!
E aí, gostou de conhecer o melão de São Caetano e saber como utilizá-lo? Então compartilhe com sua família e amigos essas informações e ajude a popularizar essa planta milagrosa!