Hoje nós vamos falar para você sobre o que é o lucro do FGTS e como receber em 2023.
Muitas pessoas não sabem, mas o fundo de garantia por tempo de serviço é acrescido de lucros anualmente.
Para entender melhor sobre isso, saber quais os valores desses lucros e como fazer para sacar, nós trouxemos muitas informações que vão ajudar você a responder todas essas questões.
Leia até o fim e tire todas as dúvidas que você tem referentes ao FGTS e saiba como ele pode ajudar nas suas finanças.
O que é FGTS?
O FGTS é uma sigla que significa Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, e sua criação foi feita em 1966, durante o regime de ditadura militar, e se consolidou por lei em 1988.
Este Fundo de Garantia, como o próprio nome já diz, tem o objetivo de proteger o trabalhador. Nesses casos, é uma defesa para demissões sem justa causa, uma vez que ao ganhar a conta, ele pode sacar esse valor e usar para suas despesas pessoais até conseguir outro emprego.
Atualmente, os valores do FGTS também podem ser sacados e usados para outros fins, como financiamento da casa própria ou para tratamento médico, em caso de doença grave, por exemplo.
Cada registro na carteira do trabalhador gera uma conta diferente do fundo de garantia. Assim, permitindo que a mesma pessoa tenha várias contas. Alem disso, permitindo que o cidadão gerencie todas elas no mesmo lugar através do número do CPF, PIS ou PASEP do cidadão.
Quem tem direito ao FGTS?
Depois da inclusão do FGTS na Constituição Federal, ele passou a ser obrigatório para todos os empregadores. Dessa forma, o fundo de garantia é uma garantia de todos os trabalhadores que exercem suas funções de forma regular.
Quem paga o FGTS e qual é o valor depositado mensalmente?
Segundo a lei constitucional de 1988, o empregador é obrigado a depositar mensalmente um valor referente a 8% do salário da carteira do empregado, isto é, quem paga esse valor é a empresa, não sendo possível que seja descontado do salário do colaborador.
O que é lucro do FGTS?
Assim como todas as contas bancárias, o FGTS também gera lucros. Porém, esses valores podem ser baixos.
O percentual de lucro que uma conta do Fundo de Garantia gera anualmente, é de 3%. Sendo assim, quanto mais dinheiro você tiver na sua conta, mais lucro anual você vai ter.
Desde 2017, essa porcentagem de lucro é depositada de forma automática pela Caixa Econômica Federal todos os anos, tanto nas contas ativas, como também nas inativas.
Como sacar o FGTS?
Por ser uma poupança especificamente criada para a segurança financeira de quem fica desempregado, o trabalhador só pode sacar os valores do FGTS em algumas situações específicas:
- Demissão sem justa causa;
- Aposentadoria;
- Doenças graves;
- Situações de emergências ou calamidades públicas;
- Financiamento da casa própria;
- Saques extraordinários do FGTS liberados pelo Governo.
Por fim, agora que você já sabe o que é lucro do FGTS e como receber em 2023, é só gerenciar sua conta para saber quanto de lucro você recebeu este ano e quando estará disponível para saque.