O mioma uterino é um tumor benigno. Ele é formado dentro do músculo do útero que pode ser chamado pelo nome de fibroma, por alguns especialistas. Sobre a localização do mioma uterino, você precisa entender que ele pode variar muito. O seu tamanho vai desde as medidas microscópicas até atingir centímetros de largura.
Relativamente comuns, os miomas uterinos, na maioria das vezes, não apresentam sintoma. Mas algumas pessoas podem sofrer com cólicas e dificuldades para engravidar por causa disso.
Desse modo, você pode precisar de um tratamento que varia de acordo com a orientação do ginecologista com o uso de remédios para aliviar os sintomas. Também existe a cirurgia que pode ser indicada para remoção do útero, em casos mais graves.
Então, confira o que é mioma uterino e como tratar o problema aqui no Brasil 123.
O que causa mioma uterino
Não existe uma causa bem definida para o aparecimento do mioma uterino, mas eles surgem quando as células uterinas começam a se multiplicar rapidamente sem organização nenhuma, levando ao aparecimento dos tumores benignos.
Nesse sentido, acredita-se que esse problema esteja relacionado às alterações hormonais da mulher, visto que pode estar associado tanto ao ritmo de vida delas quanto ao estresse e a ansiedade também.
Além disso, as mulheres que possuem mais chances de ter o mioma são aquelas que ainda não possuem filhos, com alimentação rica em carne vermelha e pobre em vegetais, além de alto índice de obesidade e histórico familiar.
Tipos de mioma uterino
O mioma uterino pode ser subseroso, em que o mioma aparece na parte mais externa do útero, intramural, em que surge dentro das paredes uterinas e submucoso, quando acontece na parte interna do órgão.
Saber qual o tipo de mioma uterino que está presente em seu organismo é essencial para que você busque o tratamento adequado. Até porque, cada problema demanda um cuidado adequado, como veremos abaixo.
Saiba como tratar mioma uterino
O tratamento, como foi dito, pode variar de acordo com o tipo de mioma uterino em questão. Portanto, quando apresenta sintomas intensos, como muita dor ou menstruação abundante, o tratamento pode ser mais invasivo.
Mas vale lembrar que qualquer tratamento para mioma uterino deve ser feito com auxilio de um ginecologista. Somente esse profissional da saúde pode indicar os medicamentos para tratar essa doença.
O uso de anti-inflamatórios como Ibuprofeno e Naproxeno são para melhoras das cólicas menstruais e para reduzir o sangramento provocado pelos miomas uterinos.
Os remédios hormonais servem para o alivio da intensidade da menstruação e para redução do tamanho do mioma. Já os suplementos ferrosos são ideais para tratar a anemia, pois isso acontece em decorrência da perda de sangue pelas mulheres.
Ademais, quando a mulher apresenta um mioma uterino muito grande, o médico pode até reduzir o seu tamanho através de uma cirurgia por meio de uma técnica conhecida como embolização.
Nesse caso, o medico fará, por meios cirúrgicos, várias injeções com agente embolizante. A eficácia disso fará com que você perceba uma redução significativa no fluxo de sangue na artéria que alimenta o mioma. Assim, causando a morte desse tumor.