Em um mundo onde as coisas têm ocorrido de forma cada vez mais rápida e instantânea, fica cada vez mais difícil focar no momento presente. Muitas pessoas têm realizado suas atividades mecanicamente, sem ao menos prestar atenção no que realmente estão fazendo e nas implicações disso, no dia a dia. Pensando nisso é que surgiu o mindfulness. Então, leia este post e entenda o que é mindfulness e como ele pode auxiliar no dia a dia.
Você já parou para pensar que muitas vezes você realiza as atividades do seu dia a dia só por que deve realizá-las, de forma mecânica? Isso ocorre porque você ainda não compreendeu que deve se instalar na sua realidade e estar presente em todos os momentos de sua vida. Mas como fazer isso? Bom, isso pode ser feito por meio da prática do mindfulness e aqui você entenderá como essa prática funciona e como ela pode auxiliar no dia a dia. Veja:
O que é mindfulness?
O mindfulness, também chamado atenção plena, nada mais é que uma prática na qual a pessoa visa estar no momento presente da forma mais consciente que ela puder. Ou seja, por meio do mindfulness o indivíduo aprende a focar a sua atenção em todos os movimentos que ele faz e em cada situação pela qual ele passa, inclusive, na respiração.
Mas isso não ocorre naturalmente, pois é um exercício intencional. Sendo assim, é necessário se dedicar e praticar a autorregulação individualmente, para que os objetivos sejam alcançados. De uma forma básica, é possível dizer que o mindfulness diz respeito a um conjunto de atividades que criam uma conexão entre pensamento e ação. Como o mindfulness também envolve a disciplina da mente, a fim de fazer com que o indivíduo tenha mais foco, ele também é chamado de atenção plena, como mencionado anteriormente.
Como o mindfulness pode auxiliar no dia a dia?
Para praticar o mindfulness e preciso deixar de lado todo e qualquer tipo de distração, como os pensamentos externos e sentimentos, para ouvir, sentir e viver intencionalmente o momento presente. Mas quais são os benefícios do mindfulness e como ele pode auxiliar no dia a dia?
Bom, como essa prática tem seu foco nos sentimentos, emoções e ações do dia a dia. Levando indivíduo a controlar seus pensamentos, ela ajuda no desenvolvimento da empatia e da inteligência emocional, auxilia no autoconhecimento, faz com que você fique mais concentrado, controla a ansiedade e o estresse e diminui as chances de que você desenvolva insônia. Além disso, você tem uma melhor relação com as outras pessoas, um cérebro mais jovem, uma memória melhor, menos pensamentos negativos e mais criatividade.
Todos os benefícios do mindfulness podem ser aplicados tanto na vida profissional quanto na vida pessoal do indivíduo. Por isso, muitos estudantes e profissionais que buscam melhorar o desempenho, a atenção e a performance recorrem ao mindfulness. Então, se você deseja se tornar, sobretudo, uma pessoa melhor e mais atenta, pratique o mindfulness.