Você já ouviu falar em meningite? Sabe do que essa doença se trata e quais são os principais sintomas? Bom, caso a sua resposta tenha sido “não”, não se preocupe. Veja aqui o que é meningite e quais os principais sintomas dessa doença, para que você consiga identificar os sinais e evitar que complicações ocorram devido à presença desse problema.
A meningite é uma doença que provoca a morte de inúmeras pessoas diariamente em todo o mundo. As crianças são as mais afetadas por esse problema, por isso, durante o primeiro ano de vida é fundamental estabelecer a prevenção contra a meningite para proteger os bebês, uma vez que eles são muito mais vulneráveis e o risco de essa doença se desenvolver em crianças que estão amamentando é de 3 a 6 vezes maior.
O que é meningite?
Talvez você nunca tenha prestado atenção, mas todas as doenças que terminam com o sufixo “ite” são de origem inflamatória. Sendo assim, a meningite nada mais é que a inflamação das meninges. O problema é que as meninges são membranas que realizam o revestimento da medula espinhal e do cérebro, estruturas fundamentais para o desenvolvimento humano.
Por isso, a meningite é uma doença muito perigosa que, quando não provoca a morte, deixa graves sequelas, como, por exemplo, a paralisia infantil.
Como mencionado anteriormente, as crianças pequenas são as mais atingidas por essa doença. Sendo assim, até que a criança complete 5 anos de idade é necessário ficar ainda mais atento, e é imprescindível realizar a vacinação contra a meningite que está prevista no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde.
Por ser uma doença de caráter endêmico, podem ocorrer surtos dessa doença em alguns períodos do ano. Portanto, é necessário ficar sempre atento e preparado para isso, pois essa doença possui alta mortalidade.
Quais são os principais sintomas da meningite?
Por se tratar de uma doença de origem inflamatória, os sintomas da meningite são muito parecidos com os sintomas de outras doenças bastante comuns, como, por exemplo, a gripe. Essa associação se dá devido aos sintomas de febre, dores pelo corpo, calafrios e mal estar. Além disso, a pessoa pode apresentar cefaléia, enjoos e vômitos.
Dependendo da origem da infecção que provocou a meningite, essa doença também pode deixar a pessoa mais sonolenta e com a mente confusa. Na pele também podem surgir algumas manchas vermelhas. Além disso, o indivíduo pode ficar sensível à luz, perder o apetite, apresentar quadros de diarreia, ficar com a nuca rígida e apresentar dificuldade de se concentrar.
No caso dos recém-nascidos é imprescindível ter uma atenção redobrada quanto aos sinais e sintomas da meningite, pois algumas doenças possuem características muito específicas quando acomete os bebês. Nesse caso, se o seu bebê chora e se irrita com facilidade e de maneira constante, fique atento. Veja se esse quadro acompanha sinais de rigidez pelo corpo e na região da moleira.
Apesar de o diagnóstico nesse período ser mais difícil, é importante ficar atento para tentar identificar a presença da doença o quanto antes, a fim de evitar complicações e fatalidades.