O reajuste da Petrobras no preço do combustível pode gerar dúvidas entre os cidadãos brasileiros acerca de qual combustível deve-se usar: álcool ou gasolina. É necessário, portanto, realizar um cálculo para saber se é viável realizar a mudança.
Apesar de o aumento dos combustíveis ter um preço fixo, o valor que chega às pessoas pode variar por conta de diferentes fatores. Fazendo assim, que o cálculo para a escolha entre o álcool ou gasolina dependa dos valores da região. Podendo, dessa forma, mudar o resultado entre as pessoas de diferentes lugares.
Quer saber como realizar o cálculo para não errar na hora de escolher o combustível? Então, acompanhe todas as dicas que vamos trazer neste texto.
Ocorreu aumento no preço do álcool ou gasolina?
No dia 15 de agosto, a Petrobras realizou o anúncio do aumento do preço dos combustíveis. Sendo assim, o valor da gasolina subiu R$ 0,41 e o diesel subiu R$ 0,78. Chegando a 2,93 reais e 3,80 reais respectivamente.
Contudo, o preço que chega às pessoas pode mudar, afinal outros fatores podem influenciar o valor final. Entre eles é possível citar os impostos, a mistura de biocombustíveis e a margem de lucro da distribuição e da revenda.
O que gerou o aumento no preço da gasolina?
Apesar da nova política que a Petrobras colocou fim na política de paridade de importação (PPI), o crescimento dos preços do petróleo e o aumento do dólar contribuíram para o reajuste no preço dos combustíveis. Isso porque a estatal visa um equilíbrio nos valores em comparação com os do mercado.
A estatal informou que chegou no” limite de sua otimização operacional” e este reajuste poderá fazer com que diminua a diferença que a Petrobras tem em comparação ao preço internacional.
Álcool ou gasolina, qual compensa mais?
Escolher entre álcool ou gasolina é uma opção para as pessoas que possuem veículos flex, que podem ter o seu funcionamento com qualquer um dos dois combustíveis.
Gabriel Branco, engenheiro com especialização em motores afirmou que para compensar a mudança da gasolina para o etanol, o preço do litro do último deve corresponder, no máximo, a 70% do valor da gasolina. Pois o álcool diminui cerca de 30% do rendimento do veículo.
É, portanto, necessário realizar um cálculo dos valores para saber se compensa mais o álcool ou gasolina. Basta apenas dividir o preço do litro da gasolina pelo preço do litro de etanol. Se o resultado desta conta for igual ou inferior a 0,70, o álcool será mais viável.
O que pode influenciar o preço do combustível?
Como citamos anteriormente, diferentes fatores podem influenciar o valor dos combustíveis. Segundo a Petrobras, estes valores têm sua mudança, principalmente, por conta do impacto do preço do petróleo que varia de acordo com a oferta e demanda nos países.
A estatal também destaca que o preço da gasolina e do diesel segue as referências do mercado. Assim como, deixa claro que as mudanças dos preços seguem as variações, sejam elas aumento nos preços ou diminuição.
E você, já fez o cálculo para escolher entre o álcool ou gasolina? Compartilhe conosco deixando um comentário abaixo!