Você sabe o que é market timing? Sabe como utilizar essa estratégia em seus investimentos? Essas são as perguntas que pretendemos responder aqui no Brasil 123, e assim, contribuir com as suas atitudes no mercado de ações.
O que é market timing?
Market timing, em tradução livre significa, ritmo de mercado. Assim, é uma maneira de investimento no mercado de ações, com vistas na valorização em um menor prazo.
Para realizar esta forma de investimento é preciso que o investidor esteja sempre atento às mudanças de mercado. Pois, as mudanças podem ocorrer em qualquer momento, tanto para a compra, quanto para a venda de ações. Além disso, é necessário que o investidor tenha conhecimento sobre o histórico do ativo, e assim poder prospectar as tendências a longo prazo.
Como utilizar o market timing nos investimentos?
Pelo histórico das ações, é possível perceber que há uma flutuação na faixa de preço, e as empresas emitentes possuem políticas estabelecidas de compra e venda para manutenção do preço nesta faixa. Se o investidor não conhecer esta faixa de flutuação pode fazer operações com prejuízo como por exemplo, comprar ações na alta e vender na baixa.
Além da faixa de flutuação, ainda atuam sobre o preço das ações, os efeitos políticos e econômicos do mercado. Dessa forma, em situações de crise financeira, as ações das empresas podem ser desvalorizadas, e um conhecimento mais aprofundado do mercado, permite ao investidor observar quando a desvalorização da ação é de fato, uma oportunidade para compra.
Para acompanhar as oscilações do mercado, o investidor precisa conhecer e acompanhar de algumas formas como:
- Acompanhar as notícias do mercado financeiro
- Ter conhecimento do histórico de longo prazo das ações que interessam
- Acompanhar os indicadores que influenciam no preço das ações, seja da empresa ou do cenário macroeconômico do país.
- Estar informado sobre as cotações e informações de ativos semelhantes e assim, perceber as tendências de preço.
O que precisa considerar para usar o market timing nos investimentos?
Saiba que utilizar o market timing, possibilita que o investidor tenha ganhos rápidos no curto prazo, mas é preciso saber a hora certa de comprar e vender as ações. Outro ponto a considerar é o custo de operação do investimento, pois as corretoras de valores cobram taxas sobre as negociações. Além disso, há a incidência de impostos sobre o ganho. Verifique se vale a pena utilizar esta estratégia.
A decisão mais acertada é aquela que parte da experiência do investidor, pois se ele não tem experiência no mercado financeiro, não é recomendada a estratégia de market timing.
Enfim, saber de fato qual é o dia que será mais favorável para a compra e a venda de ações é fundamental para usar a estratégia de market timing. E sabemos que essa previsão é muito difícil de prever.
Portanto, se você quer ter maior segurança em seus investimentos em ações, é mais conveniente manter este tipo de investimento no longo prazo. Mas a decisão é sua!!!!
Procure conhecer bastante sobre o mercado financeiro, para usar esta estratégia.