O termo “liquidez” é muito utilizado por investidores, e está sempre nos meios de comunicação, mas normalmente não há uma definição e explicação sobre ele. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos apontar o que é liquidez nos investimentos.
O que significa o termo liquidez? E como funciona?
A liquidez é a capacidade de um investimento de ser convertido em dinheiro, isso significa que, é a rapidez que você consegue negociar o seu investimento e transformá-lo em dinheiro vivo.
Uma aplicação financeira pode ter alta ou baixa liquidez de acordo com:
- Alta liquidez: quando a necessidade do resgate é imediata e o investidor não perde rentabilidade com esta atitude.
- Baixa liquidez: quando o resgate só poderá ser feito quando vencer o prazo do contrato de aplicação, ou quando o investidor terá prejuízos de rentabilidade com o resgate antes do prazo determinado.
Assim, para avaliar a liquidez, o investidor precisa considerar:
- A carência do investimento: é o prazo em que o investidor não pode resgatar a sua aplicação.
- O vencimento do investimento: também chamado de prazo de contrato, é o período em que o dinheiro precisa ficar aplicado para que o seu rendimento seja o esperado dentro do contrato.
- O prazo do resgate do investimento: é o tempo em que o investidor solicita o resgate e recebe o dinheiro.
Traduzindo, quanto mais tempo você realizar as aplicações financeiras, menor é a liquidez e tende a apresentar maior rentabilidade, e o contrário também é verdadeiro.
Por que é importante avaliar a liquidez dos investimentos?
Ao realizar investimentos de alta liquidez, é possível fazer o resgate de imediato, o que facilita quando precisamos de dinheiro para reserva de emergência, ou seja, surge uma emergência e precisamos utilizar esse dinheiro de imediato.
Outro fator importante de fazer alguns investimentos de alta liquidez é surgir oportunidades de investimento que são imperdíveis, como por exemplo, uma baixa significativa no preço do ouro, e aí é o momento de comprar, para vender quando o valor do ouro estiver em alta.
Quais as recomendações dos especialistas quanto à liquidez de um investimento?
Recomenda-se que você faça investimentos de acordo com os prazos que você queira cumprir. Considere a carência, o prazo de contrato e de resgate para fazer os seus investimentos baseados na liquidez.
Diversifique os seus investimentos quanto à liquidez, pois produtos de alta liquidez são necessários, mas saiba que você terá menor lucratividade. E investimentos de baixa liquidez, normalmente aqueles realizados a médio e a longo prazo, tendem a ser mais rentáveis.
Agindo desta forma, você equilibrará a sua carteira e garantirá que os ativos de baixa liquidez gerem maior lucratividade. Isso poderá se contrapor aos ativos de alta liquidez com maior liquidez, e normalmente são mais seguros para equilibrar a sua carteira de investimentos.
Viu que analisar a liquidez de um investimento é importante para sua vida financeira?
Aproveite nossas observações e faça seus investimentos renderem muito mais.