Uma das tarefas de casa mais importantes é armazenar bem os alimentos e da rua é observar a limpeza do ambiente o qual se escolhe para comer. Isso porque essas são as principais situações que geram intoxicação alimentar. Portanto, confira aqui no Brasil 123, o que é intoxicação alimentar e veja com tratar.
Geralmente, as boas práticas de higiene são suficientes para evitar qualquer tipo de contaminação, pois os sabões possuem propriedades antimicrobianas que eliminam principalmente bactérias de alimentos como legumes e verduras.
Saiba formas caseiras de tratar intoxicação alimentar
A intoxicação alimentar é uma condição que manifesta sintomas intestinais após o consumo de comidas contaminadas por toxinas ou fora do prazo de validade. Assim, é um contexto de saúde que exige bastante cuidado, pois é sabido que essas infecções causam mais de 420 mil mortes por ano em todo o planeta.
Além de geralmente, as manifestações mais comuns são: diarreia, vômitos, náuseas, inchaços abdominais, febre e dificuldade para engolir. Com isso, pode acontecer de o corpo ficar desidratado e a pessoa doente perder a vontade de comer. Por isso, é importante consultar um especialista em casos mais graves, mas também tratar de forma caseira quando for mais leve.
Banana com mel
Uma opção que além de ser útil para combater a intoxicação alimentar, é simplesmente deliciosa. A banana é uma fruta rica em potássio, que é uma substância que ajuda em processos fisiológicos intestinais. O mel, por sua vez, é importante para eliminar bactérias e fungos por conta das suas propriedades antimicrobianas.
É possível consumir 1 banana em rodelas coberta por 1 colher de sopa de mel, sendo o mais ideal 2 vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir. Entretanto, pode-se fazer uma vitamina com ambos ingredientes, acrescida pelo leite integral. Assim, a diarreia e os vômitos vão diminuir gradativamente.
Cominho em grão
É um condimento que não é necessariamente comum em todas as casas, mas se já existir na cozinha, maravilha! Caso contrário, ele pode ser facilmente encontrado nas casas de grãos ou de alimentos naturais e suplementos.
Sendo assim, a importância dessa forma caseira de tratar a intoxicação alimentar é o seu potencial anti-inflamatório, que possui capacidade de diminuir vários dos sintomas presentes. Especialmente, o desconforto abdominal e a irritação da mucosa do intestino são os principais alvos da ingestão do cominho. O mais recomendado é mastigar sua forma pura duas vezes por dia.
Gengibre
Desta maneira, o gengibre é um velho conhecido muito usado para tratar de forma caseira sintomas respiratórios, como tosse e dor de garganta. No entanto, ele também é muito eficaz em melhorar a intoxicação alimentar exatamente por conta do seu caráter anti-inflamatório.
Assim, o alívio geralmente é referente aos mesmos sintomas do cominho, principalmente a dor abdominal. Para consumir, basta ferver 300ml de água e adicionar o gengibre ralado. Em seguida, deve-se adicionar uma colher de sopa de mel e/ou limão. O ideal é ingerir essa quantidade duas ou três vezes ao dia.