A infecção alimentar é uma situação que ocorre pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas, ou mal preparados. É importante atentar para o preparo e mesmo a procedência dos alimentos para evitar a contaminação.
Essa contaminação normalmente ocorre pela presença de microrganismos, como bactérias ou fungos, com toxinas que atacam a flora intestinal.
Os sintomas de infecção alimentar aparecem geralmente algumas horas após a ingestão do alimento contaminado. Entre os principais sintomas está diarreia, dor abdominal, náuseas, dores de cabeça, cólicas aguadas e cansaço extremo.
Em casos onde há o agravamento dos sintomas, é recomendável que a pessoa doente procure atendimento médico especializado no hospital para evitar que haja maiores complicações da saúde.
Porém, é possível tratar a infecção alimentar com algumas dicas simples que vão ajudar a aliviar os sintomas e contribuir para que o organismo combata a doença.
Beber bastante líquido
A infecção alimentar favorece a desidratação em virtude do aparecimento de diarreias e até vômitos, portanto fazer a ingestão abundante de líquidos favorecerá o combate a desidratação. Além disso, a ingestão de líquidos ajuda a eliminar as toxinas que estejam causando a infecção alimentar.
Assim, é importante a ingestão de muito líquido durante todo o dia para compensar os nutrientes perdidos. Prefira o consumo de chás, sucos de frutas naturais, água de coco, sais de reidratação oral, que podem ser comprados em farmácias.
Descansar bastante
O repouso é extremamente necessário para pessoas com quadro de infecção alimentar em virtude de o organismo precisar poupar energia devido à perda de nutrientes com os vômitos e diarreias.
Assim, durante o repouso, o organismo tem condições de se regenerar e combater as causas da infecção alimentar.
Alimentação deve ser leve
Com o quadro de infecção alimentar o organismo fica fragilizado em virtude da ocorrência de vômitos e diarreias. Quando houver a diminuição das ocorrências deve-se fazer alimentações leves e de fácil digestão, para se evitar que os sintomas piorem.
Além disso, prefira recorrer a alimentos naturais e evitar o uso de alimentos processados, condimentados, gordurosos e frituras. Assim o ideal é consumir frutas, legumes, verduras, carnes magras e peixe.
Também é importante evitar alimentos pesados e de difícil digestão como tomate, repolho, ovo, feijão, carnes vermelhas, folhas, como alface e couve, manteiga, leite integral, sementes e temperos fortes.
Se possível faça uso do carvão vegetal
Quando acontece uma infecção alimentar, o organismo absorve as toxinas presentes nos microrganismos causadores da enfermidade.
Para combater a ação dessas toxinas é recomendável o uso do carvão vegetal, que absorverá as toxinas e favorecer sua eliminação do organismo.
Além disso, o carvão vegetal é útil também para reduzir a produção de gases intestinais que causam dores no abdômen.
O carvão vegetal pode ser encontrado em farmácias e deve ser tomada uma cápsula por dois dias.
Portanto, seguindo essas dicas e tomando bastante cuidado com o consumo e preparo da sua alimentação, é possível tratar e evitar a infecção alimentar e aproveitar o melhor da vida com uma alimentação saudável e balanceada.